Laboratório vai destinar unidade inteira só para teste de Covid
Grupo registrou aumento de até 20 vezes na demanda diária por testes
A explosão na procura por testes de Covid-19 levou o Grupo Alliar a destinar um laboratório inteiro só para testes para detectar a doença na cidade de São Paulo.
A unidade Ana Rosa do laboratório CDB, que fica na Vila Mariana (zona sul de São Paulo), foi a escolhida. A partir desta terça-feira (18) ela funcionará para atender clientes que tenham interesse em fazer teste rápido antígeno ou RT-PCR para detectar o novo coronavírus.
+Plataforma informa disponibilidade de vacina para criança em São Paulo
Segundo Ricardo Dupin, CEO da Alliar, os laboratórios do grupo registram um crescimento superior a 20 vezes na demanda de testes. Outro dado alarmante é que a positividade dos testes têm chegado a 60% em algumas regiões.
“Reforçamos nossa convicção de que as estratégias de proteção respiratória, cuidados preventivos e vacinação, associadas à prática de testagem para detecção rápida e precisa de pacientes com sintomas respiratórios e contactantes assintomáticos, são o caminho mais eficaz para combate e contenção da pandemia”, afirma o executivo, em nota enviada pela assessoria de imprensa.
A empresa informou ainda que têm estoques disponíveis para atender a demanda.
Escassez
Nem todas as redes de laboratórios têm conseguido manter os estoques. Levantamento do (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo) indica que 55% das instituições privadas têm exames somente para os próximos sete dias. A organização também diz que 16% indicam que o estoque pode acabar no prazo de 8 a 14 dias.
+Fernando Haddad testa positivo para Covid-19
A falta de exames levou a cidade de São Paulo a priorizar os testes de Covid-19 apenas para grupos de risco.