Palestra gratuita abordará o tema “Tecnologia e infância”. Inscreva-se

O encontro faz parte da programação do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, que acontece em setembro

Num hospital infantil, uma nave espacial desenhada na parede da sala de tomografia tem papel muito mais importante do que uma mera decoração. “A tecnologia usada nos exames é similar à disponível para os adultos”, diz Lisa Suzuki, coordenadora do serviço de radiologia do Sabará Hospital Infantil. Então, quando a situação pede, aparelhos de raios X, ultrassom, tomografia e ressonância magnética de última geração ajudam a chegar ao diagnóstico e orientar o tratamento. Tudo, claro, devidamente calibrado de acordo com o peso da criança para que a exposição à radiação seja a menor possível. “Mas o grande diferencial mesmo é contar com equipe preparada para atender o público infantil, que requer mais paciência e estratégias específicas”, explica Lisa.

Um ambiente lúdico, inclusive com uso de música, é uma boa tática. Assim como o uso de tablets para distrair a garotada. “Na hora de fazer uma tomografia, por exemplo, o desenho animado na telinha hipnotiza o paciente”, brinca a médica. Com isso, muitas vezes, nem é preciso recorrer à anestesia para deixar o pequeno imóvel como o exame exige. No Sabará Hospital Infantil, a equipe multidisciplinar envolvida nos testes é treinada também para dar apoio aos acompanhantes. “Se os pais ficam calmos, o filho também fica, e tudo é feito com rapidez e eficiência, evitando repetições e sobrecarga de exposição”, pondera Lisa Suzuki.

A criança no século XXI: Palestra sobre tecnologia e infância

O uso de tecnologias para exames em crianças e a tecnologia no dia a dia dos pequenos são os temas da apresentação do médico Edson Amaro, assessor científico do núcleo de neurodesenvolvimento do Instituto de Pesquisa PENSI. O evento faz parte da programação do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de setembro.

A série pré-Congresso, chamada de A Criança no Século XXI, prossegue no dia 31/07, com a participação de Edson Amaro.  A ideia dos encontros, que começaram em junho, é reunir não apenas profissionais de saúde, mas toda a sociedade, sobretudo pais e cuidadores, em torno de uma agenda de palestras sobre assuntos de relevância para a infância, como tecnologia, saúde, nutrição e vacinação. 

Onde: Auditório do Centro de Treinamento Sabará (CTS), Av. Angélica, 2.132, 3º andar.

Horário: das 19h às 20h30. Para fazer sua inscrição, clique aqui. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s