Continua após publicidade

Estudos da Unicamp mostram que covid pode deixar sequelas no cérebro

Ansiedade, depressão, fadiga e sonolência são algumas delas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 jun 2023, 14h14

Novos estudos apresentados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostram que mesmo as infecções mais leves causadas pela covid-19 podem desencadear manifestações neuropsiquiátricas como ansiedade, depressão, fadiga e sonolência, além de comprometer o bem-estar, a saúde e a capacidade de trabalhar. 

+Medicamento injetável é nova opção de prevenção contra HIV no Brasil

“Antes da pandemia, o Brasil já era considerado um dos países mais ansiosos do mundo, com 9% da população relatando sintomas”, fala Clarissa Yasuda, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e integrante do BRAINN Congress, evento no qual os estudos foram apresentados em abril. “Observamos agora que os níveis de ansiedade e depressão são maiores em pessoas que testaram positivo para a covid.”

Exames de ressonância magnética realizados três meses após a infecção mostram que pacientes com covid longa apresentam atrofia da massa cinzenta e padrão generalizado de hiperconectividade cerebral. Embora ainda se desconheça a duração dessas alterações e o seu significado, pode-se sugerir que elas provoquem disfunção cognitiva, ou seja, sintomas de ansiedade e depressão.

+Projetos escolares de São Caetano do Sul são citados pela ONU

Continua após a publicidade

Fadiga

De acordo com os pesquisadores, um dos sintomas mais relatados por pacientes com covid longa é a fadiga. Um estudo comandado pelo pesquisador Leonardo Elias, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), criou um modelo de testes que mede contrações musculares e força, além de aplicar outras avaliações. O resultado mostrou que pacientes com sintomas de fadiga decorrentes da covid longa apresentam, de fato, habilidade motora reduzida. 

“Fica o alerta para a dimensão das possíveis consequências da pandemia”, diz Clarissa.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.