Quem são os cinco diretores da Anvisa que irão decidir sobre as vacinas
Uso emergencial de dois imunizantes será discutido neste domingo (17) em reunião que deve durar cinco horas
O Brasil está com a atenção voltada para a Anvisa. A agência responsável por permitir o uso de vacinas no país reúne diretores neste domingo (17) para analisar o pedido de uso emergencial de dois imunizantes contra a Covid-19, a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneza.
Cinco membros da Diretoria Colegiada deliberam sobre a autorização e decidem por votação se liberam o uso ou não. Eles irão analisar os dados colhidos pela área técnica a partir do envio da documentação dos testes realizados. A reunião começa às 10h e deve durar 5 horas.
O diretor-presidente, Antônio Barra, tem ligação com o presidente Jair Bolsonaro e a médica Cristiane Rose Jourdan Gomes é simpatizante da hidroxicloroquina contra a Covid-19. Já Alex Machado foi indicado ao cargo na agência pelo centrão. Romison Mota e Meiruze Freitas são servidores de carreira.
Saiba quem são os diretores da Anvisa que irão decidir sobre o uso emergencial das vacinas:
Antônio Barra Torres. Diretor-presidente. Egresso da Marinha, é formado em medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques e assumiu a função como interino em dezembro de 2019. Foi efetivado em dezembro. Próximo do presidente, já participou de manifestações com ele.
Alex Machado Campos. É graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e foi técnico legislativo na Câmara dos Deputados. Também atuou como chefe de gabinete do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Sua nomeação ao cargo foi uma indicação do Centrão ao cargo na Anvisa.
Cristiane Rose Jourdan Gomes. É médica formada pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Foi gestora de planos de saúde e diretora-geral do Hospital Federal de Bonsucesso. Nas redes sociais, defende a hidroxicloroquina contra a Covid-19, medicamento sem eficácia científica comprovada contra a doença. Também já compartilhou conteúdos com críticas ao STF e à imprensa.
Meiruze Sousa Freitas. É formada em farmácia com habilitação em Análises clínicas pela Universidade Federal de Minas de Gerais. Entrou na Anvisa em março de 2007 como especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e atingiu o posto de diretora substitua em abril de 2020.
Romison Rodrigues Mota. É economista e ingressou na Anvisa em 2005 como Analista Administrativo – Especialidade Economia. Ocupou o cargo de Gerente de Orçamento e Finanças e desde 2015 é Gerente Geral de Gestão Administrativa e Financeira. Atualmente ocupa o cargo de Substituto de Diretor.