Continua após publicidade

Covid-19: doença pode causar inflamação na região dos testículos, diz estudo

Problema pode diminuir a fertilidade dos pacientes, afetando canal localizado na parte posterior do órgão masculino

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 fev 2021, 16h05 - Publicado em 16 fev 2021, 16h05
Imagem mostra homem careca sendo testado para a Covid-19
Homem faz teste para Covid-19 (lukasmilan/ Pixabay/Divulgação)
Continua após publicidade

Um estudo da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) mostrou que a Covid-19 pode afetar o sistema reprodutor masculino. O artigo, publicado na revista científica Andrologia, aponta casos de epididimite, uma inflamação no epidídimo, um canal que fica na parte posterior dos testículos. Em 26 pacientes com casos leves e moderados da doença, 42,3% apresentaram a condição.

Os espermatozoides passam por essa estrutura, que tem cerca de 6 metros de comprimento, para adquirir diversas atribuições que ajudam a fertilizar o óvulo. Um comprometimento deste órgão pode levar a problemas de fertilidade.

Em entrevista para o Jornal da USP, o urologista Thiago Teixeira explicou que a suspeita de que a Covid-19 poderia afetar o sistema reprodutor masculino veio da epidemia de SARS, decorrente de outro tipo de coronavírus. Autópsias mostraram pacientes que tiveram a SARS com inflamação dos testículos.

Os pesquisadores relataram que ao decorrer da pandemia alguns dos seus pacientes que tiveram a doença apresentaram alterações no sêmen. “A ideia então foi estudar os pacientes que estavam na enfermaria e ver o estado dos testículos deles através de ultrassom”, explicou Jorge Hallak, professor da FMUSP. “Se os espermatozoides não passarem pelo epidídimo, há diminuição da fertilidade”, disse o docente.

Os pacientes que participaram da pesquisa tinham entre 18 e 55 anos. Nenhum apresentou dores escrotais, apesar de casos de epididimite estarem presentes em 42,3%. “É uma doença muito mais séria do que imaginávamos em termos de saúde do homem”, afirmou Hallak.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.