Clique e assine com até 89% de desconto

Como a tecnologia pode salvar a vida das crianças?

Conhecimento científico e equipamentos de ponta dentro de um hospital infantil: esses e outros temas serão abordados em palestra gratuita. Inscreva-se

Por Abril Branded Content Atualizado em 27 jul 2018, 16h27 - Publicado em 27 jul 2018, 16h25

Se a situação exige, o ambiente de uma Unidade de Terapia Intensiva pediátrica vira um reduto de esperança e bons resultados. “Em procedimentos de alta complexidade, pós-operatórios, doenças pulmonares e infecções graves, contamos com a tecnologia ECMO, que poupa os órgãos da criança enquanto ela se recupera”, exemplifica Regina Grigolli Cesar, pediatra da Unidade de Terapia Intensiva do Sabará Hospital Infantil. Sigla em inglês para oxigenação por  membrana extracorpórea, o sofisticado sistema funciona como coração e pulmão artificiais e é utilizado em centros de referência mundiais em medicina intensiva.

No Brasil, o Sabará é o único hospital pediátrico a fazer parte da ELSO, entidade responsável pela rede de instituições que oferecem ECMO e o atendimento dos pré-requisitos para o uso da máquina. No Sabará Hospital Infantil os pequenos ficam em salas individuais com TV e cercados de motivos infantis desenhados nas paredes. Contam com a presença de acompanhante 24 horas por dia e há casos em que até o irmão é autorizado a entrar na UTI por um breve período, se a equipe de psicólogos de apoio aos familiares entender que todos vão se beneficiar da visita. Do uso da mais alta tecnologia ao esforço para minimizar as marcas de uma atmosfera eminentemente fria, os profissionais envolvidos procuram levar conforto e bem-estar à criança hospitalizada. “Agora estamos desenvolvendo um projeto de protetores de ouvidos e de olhos para garantir o sono reparador da criança. Assim ela fica protegida do som e das luzes da aparelhagem que monitora sua saúde”, conta Regina.

A criança no século XXI: palestra gratuita sobre tecnologia e infância

Saiba mais sobre o uso de aparelhos de última geração para diagnóstico e tratamento de crianças 

Apresentado pelo dr. Edson Amaro, assessor científico do núcleo de neurodesenvolvimento do Instituto de Pesquisa PENSI, o evento faz parte da programação do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de setembro. A série pré-Congresso, chamada de A Criança no Século XXI, prossegue no dia 31 de julho, também com participação do médico. A ideia dos encontros, que começaram em junho, é reunir não apenas profissionais de saúde, mas toda a sociedade, sobretudo pais e cuidadores, em torno de uma agenda de palestras sobre assuntos de relevância para a infância, como tecnologia, saúde, nutrição e vacinação.

Onde: Auditório do Centro de Treinamento Sabará (CTS), Av. Angélica, 2.132, 3º andar.

Horário: das 19h às 20h30.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.  

Continua após a publicidade
Publicidade