Continua após publicidade

Anvisa analisa pedido da Janssen para incluir segunda dose da vacina

Prazo da agência é de 30 dias; imunizante contra Covid-19 foi aplicado em dose única no Brasil, mas estudos comprovam que mais uma dose reforça imunização

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 nov 2021, 11h14
Caixa da vacina Janssen com a frase: Janssen Covid-19 Vaccine
Vacina da Janssen (Secretaria Municipal da Saúde/Divulgação)
Continua após publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que, na sexta-feira (19), recebeu o pedido da farmacêutica Janssen para avaliar a inclusão de uma segunda dose na bula da vacina contra a Covid-19. Anteriormente, a aplicação no Brasil era feita com esquema de dose única.

A Janssen já havia informado que uma dose adicional da vacina amplia para 94% a proteção contra Covid. Em outubro, o FDA (agência reguladora norte-americana) aprovou o uso do reforço para essa vacina nos Estados Unidos.

A agência concedeu o prazo de até 30 dias para analisar o pedido no Brasil. Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou que as pessoas que foram vacinadas com a Janssen (da Johnson e Johnson) terão de completar o esquema de duas doses a partir de 2 meses após a primeira dose. O mesmo esquema é feito com a CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca.

A Anvisa ainda comunicou que, além de avaliar o uso da segunda dose para quem já recebeu a primeira a partir de junho, vai concluir se a Janssen poderá ser utilizada como dose de reforço heterólogo; ou seja, para pessoas que concluíram as duas doses iniciais com uma vacina de tecnologia mRNA (Pfizer).

Segundo o Ministério da Saúde, os vacinados com Janssen terão de tomar o reforço 5 meses após a segunda dose, de preferência com a vacina da Pfizer.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.