Continua após publicidade

Guia das cervejas premium

Em 2010, paulistanos consumiram cerca de 5 milhões de litros das bebidas importadas ou de microcervejarias

Por Fabio Wright [colaborou Arnaldo Lorençato]
Atualizado em 27 dez 2016, 20h01 - Publicado em 19 mar 2011, 00h01

Cerca de 370 milhões de litros de cerveja foram consumidos na cidade no ano passado, segundo estimativas da presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte, Cilene Saorin. É como se cada paulistano adulto tivesse bebido 55 litros — o equivalente a 157 latinhas. Desse montante, 5 milhões de litros (ou 1,5%) referem-se a produtos importados ou vindos de microcervejarias brasileiras.

Embora representem uma parcela muito pequena do mercado e não incomodem as grandes cervejarias nacionais, os rótulos premium definitivamente se alastraram por balcões de bar, prateleiras de lojas e gôndolas de supermercado. Há hoje em São Paulo pelo menos 400 deles — quatro vezes mais do que dez anos atrás. São delícias fermentadas das mais variadas nacionalidades, estilos e sabores.

Inspirada numa reportagem da edição nova-iorquina da revista “Time Out”, VEJA SÃO PAULO elaborou um roteiro com os melhores bares e restaurantes para degustá-las, endereços especializados, cursos sobre o tema e dicas espertas.

Publicidade
1/6
Vindas de países como Austrália e Jamaica, bebidas têm característica diversas ( / Cervejas importadas: dez novidades que acabaram de chegar a São Paulo)
4/6
Alunos aprendem sobre história e saem capacitados a fazer harmonizações e a montar cartas ( / Cursos formam sommeliers especializados em cerveja)
6/6
Comparação leva em conta cinco quesitos, de aparência a paladar ( / Sommelière Cilene Saorin explica diferenças entre tipos de cerveja)

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.