Continua após publicidade

“Assumo toda a responsabilidade pelo acidente”

Marcelo Gutglas, dono e fundador do Playcenter, fala com exclusividade a VEJA SP sobre o acidente ocorrido no dia 3 com o brinquedo Double Shock, que feriu oito

Por Daniel Salles
Atualizado em 5 dez 2016, 18h11 - Publicado em 9 abr 2011, 00h50

Veja São Paulo — Qual foi a sua reação ao saber do acidente?

Marcelo Gutglas — Fiquei transtornado e quero registrar que assumo toda a responsabilidade pelo que ocorreu. Dois acidentes em um período tão curto é inadmissível (seis meses atrás, um dos dois trenzinhos que se alternam na montanha-russa Looping Star não conseguiu frear e se chocou com o outro, ferindo 16 pessoas). Desde a nossa fundação, sempre zelamos pela segurança acima de tudo. Não irei descansar enquanto as causas desses episódios não forem esclarecidas.

+ Playcenter sofre com histórico de acidentes

Veja São Paulo — Como é feita a manutenção dos brinquedos do parque?
Marcelo Gutglas —
Todos os dias, nossa equipe de manutenção, comandada por engenheiros eletrônicos, testa cada um dos brinquedos antes de liberá-los para os operadores. Realizamos ainda conferências mais detalhas semanalmente ou mensalmente, de acordo com a orientação do fabricante de cada equipamento. Além disso, a cada seis meses somos vistoriados por uma empresa especializada, formada por engenheiros credenciados no CREA. E a cada dois anos somos auditados por uma companhia de projeção internacional, que confere a segurança de nossos equipamentos e procedimentos. Como mesmo assim registramos esses dois lamentáveis acidentes é algo que me deixa inconformado.

Veja São Paulo — Alguma falha no Double Shock foi constatada no dia do acidente?
Marcelo Gutglas —
Às 14h40, um sensor do brinquedo apontou uma irregularidade e o operador chamou a equipe de manutenção, que foi até o local, mas não constatou nenhuma avaria. Sem visitantes, o equipamento girou três vezes e nada de errado foi verificado. É preciso dizer, no entanto, que isso não foi algo atípico. No mesmo domingo, um dia chuvoso, pelo menos outros sete brinquedos apresentaram pequenas falhas e foram liberados posteriormente por nossos técnicos. Acontece todo dia.

Continua após a publicidade

Veja São Paulo — Quanto ganha um operador de um brinquedo do Playcenter?
Marcelo Gutglas —
Cerca de 720 reais mensais. Todos os operadores passam por um rigoroso processo de treinamento interno.

Veja São Paulo — Como o senhor planeja convencer a todos de que o parque é seguro?
Marcelo Gutglas —
Estou contratando uma empresa de grande porte, reconhecida por todas as autoridades envolvidas no setor, para auditar a segurança de todos os nossos brinquedos. Só assim poderemos nos tranquilizar e a todos os visitantes. Se algum problema for apontado, iremos corrigi-lo. Também vamos reforçar os nossos treinamentos e evitar a superlotação. Teremos mais cuidado. E, claro, vamos dar todo o apoio necessário para a Polícia concluir sua investigação.

Veja São Paulo — O Playcenter chegou a registrar 2 milhões de visitantes nos anos 80, número que caiu para 1,5 milhão nos últimos anos. A que se deve essa queda?
Marcelo Gutglas —
Realizamos um estudo e concluímos que poderíamos dar melhor atenção e propiciar experiências melhores para 1,5 milhão de visitantes. Por isso, em 2004 desistimos de alugar três ruas da prefeitura e outros dois terrenos. Nossa área diminuiu de 100.000 metros quadrados para 85.000, o que exigiu uma reconfiguração dos brinquedos. Só precisamos desistir da Montanha Encantada, que foi repassada para o Beto Carreio World, em 2005. Nosso objetivo empresarial também mudou: deixamos de querer ter o maior parque para ter o melhor e mais aconchegante da capital, no qual os paulistanos queiram trazer suas famílias. Não nos queixamos do número atual de visitantes. Aliás, o parque nunca foi deficitário.

Veja São Paulo — O que foi feito para atrair novos frequentadores nos últimos anos?
Marcelo Gutglas —
Estamos convencidos de que as famílias devem ser nosso público alvo. Por isso, readequamos toda a infraestrutura do parque, na tentativa de garantir mais conforto para elas. A diferença em relação há dez anos é inquestionável. Reformamos os banheiros e a praça de alimentação e trocamos a sinalização. Inauguramos uma nova área infantil e, em 2003, compramos o Waimea, nosso último grande brinquedo.

Continua após a publicidade

Veja São Paulo — A história do parque foi marcada por atrações memoráveis, como a exposição do boneco do filme King Kong, em 1977, e o show do golfinho Flipper, astro da famosa série americana de mesmo nome, em 1983. O período áureo já passou?
Marcelo Gutglas —
Essa é uma impressão restrita aos saudosistas, pessoas que frequentaram o parque quando crianças e hoje são adultas. Por muitos anos, o Playcenter foi a principal alternativa de lazer dos paulistanos. Não concorríamos nem mesmo com Shoppings Centers. Mas o cenário mudou nos últimos anos. Não poderíamos continuar apostando nas mesmas fichas que nos trouxeram sucesso no passado. A maior parte de nosso público atual não viu o King Kong, mas mesmo assim adora o parque.

Veja São Paulo — Não faltou investir em novos brinquedos?
Marcelo Gutglas —
Importar grandes brinquedos rotineiramente é quase inviável. Até os anos 80, para cada dólar importado era preciso pagar 60 centavos de dólar de impostos. Era uma beleza. Hoje, de cada dólar importado, cobra-se 1,4 dólar, mais que o dobro. Para o segundo semestre, no entanto, está prevista a chegada de um novo brinquedo. Mas só posso adiantar que ele custou 4 milhões de reais.

Veja São Paulo — Uma curiosidade: foi ideia sua convidar o popstar Michael Jackson para uma visita exclusiva ao Playcenter em 1993?
Marcelo Gutglas —
Quem nos procurou foi a então empresária da Xuxa, Marlene Mattos, que agenciava o cantor no Brasil. Ela me ligou e disse que o Michael queria conhecer o parque. Mas ele exigia que o Playcenter fosse fechado só para ele e que nenhuma divulgação fosse feita. Concordei, mas agendei a visita para um horário em que normalmente já estaríamos fechados. Em seguida, telefonei para a redação do “Jornal Nacional”, da Rede Globo. “Tenho um furo para vocês: o Michael Jackson virá ao Playcenter”, avisei. “Vocês podem fazer a cobertura, mas ninguém pode perceber e o nome do parque precisa ser citado na reportagem”. O cantor veio com dois meninos e andou em todos os brinquedos. A repercussão foi incrível. Até um amigo meu que estava em Moscou me ligou para comentar a visita do astro, pois a CNN a havia noticiado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.