Continua após publicidade

Casa das Caldeiras organiza programação cultural aos domingos

Desde 2008, espaço recebe eventos como shows, oficinas infantis, contações de histórias e até baladas

Por Bruna Ribeiro
Atualizado em 5 dez 2016, 15h50 - Publicado em 5 jul 2013, 17h40

Quem entra pela primeira vez na Casa das Caldeiras, na Barra Funda, logo se encanta com a beleza do local. Trata-se de uma fábrica de alvenaria de tijolos dos anos 20, que servia como geradora de energia para as antigas Indústrias Matarazzo. Pelo subsolo, o visitante chega a uma das três chaminés de mais de 30 metros de altura e a caldeirões remanescentes. Aos domingos, o passeio histórico fica ainda mais interessante com a programação cultural gratuita que toma conta do espaço, entre baladas, apresentações musicais e oficinas infantis.

+ Especial férias 2013

+ Cidade das Crianças: um blog de pais para pais

Há ainda uma área reservada especialmente para as crianças com lápis, papéis e livros. Brenda Oliveira, 8 anos, adora brincar ali. O pai, Casper Back Spin, 32 anos, sempre a leva. Como dançarino de hip hop, ele não deixa de frequentar a festa do movimento For Fun Party:  “Acho muito bacana trazer uma cultura que sempre foi discriminalizada para um ambiente familiar como esse”. A produtora de eventos Thais Bonfiglioli, 34 anos, mãe de Maria, 1 ano, concorda: “O ambiente da For Fun Party é muito tranquilo, e ela adora”.

Outras baladas, como a famosa Voodoohop, e ações de ONGs a exemplo do  Instituto Alana também ocupam a Casa das Caldeiras aos domingos – único dia da semana em que o endereço não é locado para eventos multiculturais. “Chamamos grupos que estão buscando seu espaço na cidade e discutem a cultura urbana”, explica o coordenador de atividades Júnior Silva.

Continua após a publicidade

De acordo com Júnior, entre as temáticas apresentadas estão projetos de inclusão, acessibilidade, cultura negra e diversidade. “Por isso nossos projetos não trabalham com apresentações pontuais, como uma peça. No mesmo dia, chegamos a oferecer artes plásticas, música e dança.”

A Casa das Caldeiras foi tombada como patrimônio histórico em 1986 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Restaurada e revitalizada em 1999, teve início um novo modelo de ocupação que se concretizou em 2008 com a criação da ACCC (Associação Cultural Casa das Caldeiras). Todas as atrações que tomam o chão da fábrica têm a ver com desenvolvimento humano e a cidadania.

Confira programação deste fim de semana:

Dia 28

For Fun Pary (Hip Hop & Culturas Urbanas)                                                                                                                                      

Continua após a publicidade

Ponto de encontro para quem quer dançar, aprender e interagir com as mais diversas modalidades de culturas urbanas

– Workshop de Danças Urbanas. Inscrição: forfunparty@spraystudio.com.br

– Batalhas de B.Boys e de B.Girls

– Grafite (Live Painting)

– Monitoria para crianças sobre a história da fábrica

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.