Continua após publicidade

Top 10 da Zona Leste

Os principais passeios e as dicas de gastronomia e compras na região mais populosa de São Paulo

Por Redação VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 22 dez 2016, 11h22 - Publicado em 7 jun 2014, 00h00

Considerada por muito tempoo “patinho feio” das regiões administrativas paulistanas, a Zona Leste (carinhosamente conhecida também como ZL) vem, ao longo dos últimos anos, alterando com rapidez a sua paisagem. A construção da Arena Corinthians foi apenas o último (e mais visível) dos avanços alcançados em tempos recentes. Os imóveis se valorizam, novos shopping centers são criados a cada ano e o padrão de vida da população é crescente. “A Zona Leste é a bola da vez”, diz Cláudio Bernardes, presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi). “Ela será o grande vetor de desenvolvimento da cidade nas próximas décadas, pois as outras áreas já estão esbarrando em seus limites naturais de crescimento.” Selecionamos dez números que revelam a força e as singularidades dessa promissora região da capital.

 

1) A mais populosa

Quase 4 milhões de pessoas, pouco mais de um terço dos habitantes do município, vivem nos 31 distritos compreendidos pela Zona Leste. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela é a mais populosa das quatro regiões administrativas da cidade. Além disso, a ZL concentra o maior número de crianças e adolescentes da capital.

 

2) Zona verde

É a segunda maior extensão de áreas verdes entre as regiões da capital, perdendo apenas para a Zona Oeste. São, ao todo, 2,14 milhões de metros quadrados, divididos entre o Parque Esportivo dos Trabalhadores, situado no Tatuapé, o Parque Municipal do Carmo e o Sesc Itaquera, os dois últimos localizados em Itaquera.

 

3) Reduto evangélico

Continua após a publicidade

Os evangélicos pentecostais, que representam cerca de 20% dos paulistanos, têm sua maior concentração na Zona Leste, onde um em cada quatro habitantes (ou 25%) frequenta alguma instituição religiosa dessa natureza. O distrito com a maior presença de seguidores da crença é Sapopemba, com 36%. O catolicismo, com 50% de adeptos, ainda é majoritário na cidade e na própria ZL (com 44% dos fiéis).

4) Poucas favelas

De acordo com o IBGE e a prefeitura, trata-se da segunda região paulistana com o menor número de pessoas residindo em “aglomerados subnormais”, popularmente conhecidos como favelas. Apenas 9,1% dos habitantes ocupam moradias desse tipo. A Zona Sul tem o pior desempenho nesse quesito, com 23,5% de sua população vivendo em lugares precários.

5) Necrópole gigantes

Continua após a publicidade

Com seus 763 175 metros quadrados, o Cemitério de Vila Formosaé a maior necrópole da América Latina. Desde a sua inauguração, em 20 de maio de 1949, cerca de 2 milhões de pessoas foram sepultadas no local. Tecnicamente, é considerado a quarta maior área verde paulistana, atrás apenas dos parques Anhanguera, do Ibirapuera e do Carmo.

6) Carros nas ruas

Apesar de esta ser uma região cortada em quase toda a sua extensão por trilhos do metrô e de trens, o número de habitantes que usam o carro para ir ao trabalho aumentou consideravelmente em quatro anos (entre 2008 e 2012), saltando de 12% para 19%. O Parque São Lucas e a Penha são os distritos que tiveram o maior crescimento na adesão aos veículos, de 13% para 29%.

7) Centros de consumo

Continua após a publicidade

A região possui atualmente treze shopping centers (na galeria abaixo, alguns dos destaques). A maioria desses empreendimentos surgiu nos últimos dez anos. Em 2015, deverá ser inaugurado o Estação Jardim, no limite dos bairros São Miguel e Itaim Paulista. Serão investidos 240 milhões de reais no projeto, que terá 31 000 metros quadrados de área bruta locável.

8)  A avenida-estrada

Mesmo após ter perdido praticamente metade de sua extensão em 2004, a Avenida Sapopemba, com seus 23 quilômetros, é considerada a mais longa artéria de tráfego da metrópole. Antes disso, possuía 45 quilômetros de extensão, chamava-se Estrada de Sapopemba e começava na Avenida Salim Farah Maluf para terminar apenas no município de Ribeirão Pires.

Continua após a publicidade

9) O bairro conjunto habitacional

Com cerca de 40 000 unidades residenciais, Cidade Tiradentes, um dos 31 distritos da ZL, é considerado o maior conjunto habitacional da América Latina. O bairro foi construído nos anos 1980 pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e por grandes empreiteiras, com recursos do antigo Banco Nacional da Habitação (BNH), extinto em 1986.

10) Às margens do Aricanduva

Quarto maior curso d’água da capital, o Córrego Aricanduva é superado apenas pelos rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí. Suas obras de canalização começaram em 1973, e, em 1979, o então prefeito Olavo Setúbal inaugurou a avenida homônima, que corre sobre seu leito ou junto a ele. A ideia era pôr um ponto final nas inundações na região. Até hoje, porém, as águas do Aricanduva costumam transbordar, causando enchentes em diversas áreas vizinhas.

Continua após a publicidade

Confira abaixo os destaques na gastronomia e lazer da região:

Publicidade
4/4
Nosso roteiro inclui lojas de sapatos, butiques e marcas especializadas em decoração ( / Zona Leste: dez endereços para se jogar nas compras)

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.