Shoppings têm o pior Natal em dez anos, diz associação de lojistas
Elevação do dólar, juros altos e dificuldade de obtenção de crédito estão entre as causas da queda de vendas
Pesquisa divulgada neste sábado (26) revela que este foi o pior Natal dos últimos dez anos para os shoppings. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), as vendas no mês de dezembro caíram 1%. Em todo o ano de 2015, descontada a inflação, houve uma queda real de 2,8 %.
+ Imigrantes tem oito quilômetros de congestionamento no sentido litoral
Segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, as principais causas para a redução são as elevações do dólar, juros, desemprego, inflação e dificuldade de obtenção de crédito. “A situação politica do país, de incertezas, também inibe investimentos”, ressalta Sahyoun. Os três próximos meses, conhecidos como os piores para as vendas, preocupam o setor, que deverá iniciar o período de promoções.
Os dados analisam cerca de 150 empresas associadas à Alshop que congregam aproximadamente 7.500 lojas distribuídas pelo país. Ainda segundo a pesquisa, os setores que tiveram redução nas vendas em todo o ano foram os de Óculos, bijuterias e acessórios (-3,3%), Vestuário (-5,8%), Calçados (-0,8%), Eletrodomésticos (-9,8%), Brinquedos (-0,8%) e Móveis e Artigos do lar (-13,3%).