Zen: dez lugares para relaxar em São Paulo
De parques a Spa e centros religiosos, saiba onde é possível ficar calminho, calminho
Montamos um roteiro para quem quer fugir do estresse do dia a dia paulistano. São dez lugares para relaxar e aproveitar um dia de sossego.
Confira abaixo nosso guia do silêncio e da paz:
Basílica Nossa Senhora da Assunção (Mosteiro São Bento)
Se você prefere o silêncio de uma igreja, este é o lugar ideal. Ao cruzar as grossas portas do Mosteiro São Bento, o visitante se esquece de que está em pleno centro de São Paulo. Em contraste com o caos e o barulho de fora, dentro do prédio reina o silêncio e a paz. Lugar perfeito para relaxar, meditar ou fazer uma oração enquanto contempla belos vitrais e exemplares de arte sacra.
Centro de Estudos Budistas Bodisatva São Paulo
A casa, localizada atrás do Shopping Pátio Paulista, na Rua Maestro Cardim, tem programação para quem quer conhecer ou mesmo se aprofundar nos estudos do budismo. Técnicas de meditação, recitação de mantras e até sessões de cinema são organizadas sob orientação do Lama Padma Samten.
Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi
Fundada há 19 anos, a casa oferece cursos de meditação e retiros especializados para quem leva uma rotina agitada, com o objetivo de formar “meditadores urbanos”. Há também programação voltada para crianças uma vez por mês.
Jardim Botânico
É um pacífico recanto em meio à Serra do Mar, próximo da barulhenta rodovia dos Imigrantes. Conta com áreas relaxantes como o belíssimo Jardim de Lineu; o Lago das Ninfeias; e o Bosque dos Passuarés. Adultos podem descansar e relaxar enquanto as crianças se divertem no Castelinho.
Ouvillas, no Parque Villa-Lobos
Espaço do Parque Villa-Lobos dedicado ao relaxamento dos seus visitantes, que podem se sentar e deitar em bancos e espreguiçadeiras e descansar ao som do compositor Heitor Villa-Lobos, que dá nome ao parque.
Praça do Por do Sol
Para quem teve um dia agitado, nada melhor que parar o carro na Rua Desembargador Ferreira França e se sentar na grama da praça Coronel Custódio Fernandes, mais conhecida como Praça do Por do Sol. É um dos melhores lugares de São Paulo para se ver o crepúsculo, admirar a paisagem e esquecer um pouco da rotina.
Solo Sagrado de Guarapiranga
Após a Segunda Guerra Mundial, o mestre japonês Mokiti Okada iniciou a construção do que chamou de protótipos de paraísos terrestres, os Solos Sagrados. No Brasil, esse lugar fica às margens da represa do Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo. É um dos lugares na cidade mais procurados para quem quer meditar. Ecumênico, o lugar também é usado por órgãos públicos, instituições privadas e religiosas para sediar eventos e cerimônias.
Spa Cidade Jardim
Se a ideia de relaxamento corresponde a uma boa massagem ou a um bom banho de ofurô, essa pode ser a melhor opção. Localizado dentro do Shopping Cidade Jardim, o spa oferece tratamentos voltados para quem quer repor as energias ou mesmo combater o estresse. Um deles, inclusive, conta com profissionais que desenham um programa exclusivo, de acordo com o perfil do cliente.
Templo Budista Zu Lai
O grandioso templo localizado em Cotia, na Grande SP, é a parada perfeita para quem busca um contato profundo com o budismo ou simplesmente um lugar para relaxar. O Zu Lai propaga o Mahayana, cuja tradição enfatiza o uso prático e cotidiano dos ensinamentos religiosos, portanto, o templo oferece diversos cursos, como meditação, mandarim e artes marciais.
Templo Busshinji
Quem não quer se deslocar muito para descansar a mente tem como boa opção o Templo Busshinji, matriz da Escola Sotozen na América do Sul. No burburinho da Rua São Joaquim, na Liberdade, esse templo é dedicado a pessoas que buscam a tradição do zen-budismo. Ideal para quem quer se iniciar no zazen, técnica de meditação em que se procura não pensar em nada.