Confira a repercussão da morte do presidenciável Eduardo Campos
"A perda é irreparável e incompreensível", afirma Aécio Neves, candidato do PSDB à presidência da República
A morte de Eduardo Campos, candidato do PSB à presidência, nesta quarta-feira (13) chocou o mundo político e artístico. Confira a repercussão:
+ Vídeos mostram destroços após queda de aeronave em Santos
Dilma Rousseff (PT), presidente: “Dilma: Convivi com Eduardo Campos como ministro de Lula. Fui recebida em sua família e convivi com eles. O Brasil perde uma jovem liderança com futuro promissor pela frente. Além das divergências, sempre tivemos uma relação de respeito. Espero que o exemplo de Eduardo Campos sirva para mantê-lo vivo no coração dos brasileiros e das brasileiras. Nós, seres humanos, somos afetados pela fragilidade da vida, mas também pela força e exemplo das pessoas.”
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República (PT): Como todos os brasileiros, estou profundamente entristecido com a trágica morte de Eduardo Campos. Um grande amigo e companheiro. Conheci Eduardo através de seu avô, Miguel Arraes, um memorável líder das causas populares de Pernambuco e do Brasil. O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade. Tive a alegria de contar com sua inteligência e dedicação nos anos em que foi nosso ministro de Ciência e Tecnologia. Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um país mais justo e digno. O carinho, o respeito e a admiração mútua sempre estiveram presentes em nossa convivência. Nesse momento de dor, eu e Marisa nos solidarizamos com sua mãe, Ana Arraes, sua esposa, Renata, seus filhos e toda a sua família, amigos e companheiros. Também prestamos solidariedade às famílias dos integrantes da sua equipe e dos tripulantes que faleceram nesse terrível acidente.
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República (PSDB): “Nessas horas a gente precisa pensar nos familiares. Além disso, Eduardo foi uma perda para a República. Eu nunca trabalhei com ele, mas tivemos um jantar em São Paulo, quando ele me disse que seria candidato. Embora eu seja de outro partido, disse a ele que achava importante renovar a política brasileira. Eduardo sempre respeitou seus adversários e é um homem que sempre respeitei. O primeiro passo agora é os partidos coligados indicarem um novo sucessor, o que é sempre difícil de prever.”
Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva, vice de Eduardo Campos: “Todos estamos chocados com a morte de Eduardo Campos, em queda de avião hoje de manhã.”
Aécio Neves (PSDB), candidato à presidência: “É com imensa tristeza que recebi a notícia do acidente que vitimou o ex-governador e meu amigo Eduardo Campos. O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava. A perda é irreparável e incompreensível. Nesse momento, minha família e eu nos unimos em oração à família de Eduardo, seus amigos e a milhões de brasileiros que, com certeza, partilham a mesma perplexidade e pesar.”
Luciana Genro (PSOL), candidata à presidência: “Confirmação da morte de Eduardo Campos é uma tragédia terrível! Minha solidariedade a familia e amigos. Esta eleição se transformou em luto!”
Eduardo Jorge (PV), candidato à presidência: “Esta perda é muito triste para o país. Eduardo Campos era uma liderança muito jovem e muito importante para o Brasil. Toda minha solidariedade à família. A campanha presidencial do PV está suspensa para os próximos dias.”
Michel Temer (PMDB), vice-presidente da República: “Não há palavras para descrever a tragédia que hoje se abateu sobre a política brasileira. Eduardo Campos era um político de princípios e valores herdados de sua família e levados com dignidade e honra por toda sua trajetória no Parlamento e no Executivo. Assim como todo o país, estou chocado com esse acidente e com as perdas para amigos e familiares. Que Deus dê conforto a seus familiares e a tantos admiradores que deixou órfãos neste triste dia.”
Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo: “Estamos diante de uma tragédia que entristece todo o país. Em nome do povo de São Paulo, nossos sentimentos aos familiares de cada uma das vítimas. O Brasil perde uma liderança jovem, promissora, que teria muito a contribuir para o país. Eu, um amigo de quem me aproximei muito nos últimos meses. O Governo de São Paulo decreta luto oficial de três dias.”
Marta Suplicy (PT), ministra da Cultura: “Muito triste com o falecimento de Eduardo Campos! Meu profundo sentimento à Renata e filhos.”
Alexandre Padilha (PT), candidato ao governo de São Paulo: “Solidariedade à Renata, ao pequeno Miguel, a todos os filhos e a toda família. Acabo de ter a confirmação de que estavam em Recife.”
Roberto Freire, presidente nacional do PPS: “Eduardo Campos: O Brasil perde um de seus mais dignos homens públicos.”
Eduardo Suplicy (PT), senador: “Lamento profundamente o falecimento de Eduardo Campos, candidato à Presidência da República, ex-governador de Pernambuco. O Brasil perde um grande valor em defesa da democracia e da realização de justiça. Ao povo de Pernambuco, aos seus familiares, ao PSB, e à Marina Silva meus profundos sentimentos de pesar e solidariedade. Eduardo Suplicy.”
Pedro Simon (PMDB), senador: “Minhas condolências e orações à família de Eduardo Campos e das demais vítima desse trágico acidente.”
Vicentinho (PT), deputado federal: “Profundamente sensibilizado com a morte do governador Eduardo Campos e acompanhantes, manifesto irrestritas condolências. Uma grande perda!”
Alessandro Molon (PT), deputado federal: “Lamento profundamente o falecimento de Eduardo Campos. Envio à família, aos amigos e aos militantes do PSB meus sinceros sentimentos. Uma tragédia.”
Romário Faria (PSB), deputado federal: “O Brasil acaba de perder um de seus melhores quadros políticos, o candidato a presidente pelo PSB Eduardo Campos. Tive a felicidade de conviver muito com ele nos últimos meses, desde meu retorno ao partido. Foi um privilégio aprender com um homem íntegro e extremamente republicano, que amava seu país, seu povo, acreditava e fazia uma política honesta. Sob o seu comando, o Brasil com certeza teria um futuro bem melhor. É difícil visualizar um quadro mais capacitado que ele para comandar o país neste momento. Uma lástima.Campos foi governador de Pernambuco por dois mandatos, com altíssimo índice de aprovação pelos cidadãos pernambucanos. Para eles, seus amigos e sua família eu expresso, neste momento, minha profunda tristeza. Força Renata, sua amada esposa, e Maria Eduarda, João, Pedro, José e Miguel, seus queridos filhos.Luto!”
José Américo Dias (PT), presidente da Câmara Municipal de São Paulo: “É com profundo pesar que lamento o falecimento do ex-governador e candidato à presidência da república pelo PSB, Eduardo Campos. Os brasileiros e principalmente o Estado de Pernambuco sentirão imensamente a sua falta.”
Ivan Valente (PSOL), deputado federal: “Notícia trágica da morte de Eduardo Campos, candidato à Presidência da República, choca todo país.”
Aloysio Nunes, senador (PSDB): “Profundamente chocado com a morte do Eduardo Campos.”
Ricardo Ferraço (PMDB), deputado estadual: “Em estado de choque com o falecimento de Eduardo Campos.É uma tragédia q deixa o Brasil todo triste com a perda de um grande homem público.”
Ronaldo Caiado (DEM), deputado federal: “A perda de @eduardocampos40 é uma tragédia para a família, para a política nacional e para os brasileiros.”
Mario Covas Neto (PSDB), vereador: “Independente das convicções partidárias, lamento profundamente a morte de @eduardocampos40. Minha solidariedade a toda sua família.”
Serginho Groisman, apresentador da Rede Globo: Mando por aqui meus sentimentos para a família de Eduardo Campos. Política depois. Agora fica o lamento da tragédia.
Astrid Fontenelle, apresentadora: Não seria meu candidato, mas a vitalidade política dele era interessante. Minha solidariedade a família. Tantos filhos… RIP Eduardo Campos.
Robinho, jogador do Santos: Muito triste o acidente que aconteceu aqui em Santos hoje. Sete pessoas, entre elas o candidato à presidência Eduardo Campos, faleceram.
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
IPTU 2026: Prefeitura de SP abre consulta e calendário de pagamento; saiba como garantir desconto





