Prefeitura quer fechar pista expressa das marginais na madrugada
Segundo secretário de Transportes, medida visa coibir motoristas que usam faixas para circular acima dos limites de velocidade, aumentando as chances de acidentes
Depois de reduzir as velocidades nas marginais Pinheiros e Tietê, em São Paulo, agora a gestão Fernando Haddad (PT) quer fechar as pistas expressas durante a madrugada para evitar acidentes. “Não tem demanda, ajuda na segurança porque é o momento que os motoristas usam para correr muito, causa muito acidentes, caminhões principalmente”, afirmou na manhã desta quinta-feira (30) o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, após uma reunião no Tribunal de Contas do Município (TCM).
+ Acidentes nas marginais custam 189 milhões de reais, diz prefeitura
Segundo ele, a medida deve ser implantada ainda neste ano, após a prefeitura construir guaritas com cancelas para interditar os acessos paras faixas expressas entre a meia-noite e às 5h. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já tem estudos que, de acordo com Tatto, mostram que a medida não tem impacto no trânsito. “A CET já fez um piloto e está dando certo, está andando”, explicou o secretário.
+ Marcelo Rezende anda de patinete na Marginal Tietê
Hoje, os caminhões são proibidos de circular nas marginais entre as 5h e às 21h. Somente no final da noite e durante a madrugada é permitida a circulação. Tatto explicou que a interdição não vai ser feita em toda a extensão das pistas expressas, já que para acessar algumas rodovias é necessário acessar as faixas. Mas, nos trechos fechados por cancela, Tatto pretende jogar os motoristas para as faixas centrais e locais. “É medida de segurança.”
Embora a medida seja apresentada como ação para reduzir os acidentes de trânsito, estudo de Segurança Viária da própria CET, usado como base para a política de redução dos limites de velocidade executada pela gestão Haddad, mostra que, dos 625 acidentes registrados na Marginal Tietê em 2013, 522, ou 83,5%, foram fora da madrugada, entre 6h e 22h. A maior parte das mortes, 23 das 35 ocorrências, também ocorreu fora dos horários em que a prefeitura estuda implementar essa nova restrição.
+ OAB alega ‘caos’ e risco de arrastão nas marginais com redução de velocidade
No último dia 17, um caminhão com a caçamba levantada e em alta velocidade entalou na ponte do Piqueri, na Zona Oeste de São Paulo. A pista central no sentido Rodovia Ayrton Senna da marginal Tietê ficou interditada por 50 horas para que as equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) pudessem retirar o veículo sem causar danos à estrutura. Mesmo assim, a força do impacto danificou uma viga de 60 toneladas.