Continua após publicidade

Prefeitura quer fechar pista expressa das marginais na madrugada

Segundo secretário de Transportes, medida visa coibir motoristas que usam faixas para circular acima dos limites de velocidade, aumentando as chances de acidentes 

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h13 - Publicado em 30 jul 2015, 15h57
Marginal Pinhheiros
Marginal Pinhheiros (Ivan Dias/Veja SP)
Continua após publicidade

Depois de reduzir as velocidades nas marginais Pinheiros e Tietê, em São Paulo, agora a gestão Fernando Haddad (PT) quer fechar as pistas expressas durante a madrugada para evitar acidentes. “Não tem demanda, ajuda na segurança porque é o momento que os motoristas usam para correr muito, causa muito acidentes, caminhões principalmente”, afirmou na manhã desta quinta-feira (30) o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, após uma reunião no Tribunal de Contas do Município (TCM).

+ Acidentes nas marginais custam 189 milhões de reais, diz prefeitura

Segundo ele, a medida deve ser implantada ainda neste ano, após a prefeitura construir guaritas com cancelas para interditar os acessos paras faixas expressas entre a meia-noite e às 5h. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já tem estudos que, de acordo com Tatto, mostram que a medida não tem impacto no trânsito. “A CET já fez um piloto e está dando certo, está andando”, explicou o secretário.

+ Marcelo Rezende anda de patinete na Marginal Tietê

Hoje, os caminhões são proibidos de circular nas marginais entre as 5h e às 21h. Somente no final da noite e durante a madrugada é permitida a circulação. Tatto explicou que a interdição não vai ser feita em toda a extensão das pistas expressas, já que para acessar algumas rodovias é necessário acessar as faixas. Mas, nos trechos fechados por cancela, Tatto pretende jogar os motoristas para as faixas centrais e locais. “É medida de segurança.”

Embora a medida seja apresentada como ação para reduzir os acidentes de trânsito, estudo de Segurança Viária da própria CET, usado como base para a política de redução dos limites de velocidade executada pela gestão Haddad, mostra que, dos 625 acidentes registrados na Marginal Tietê em 2013, 522, ou 83,5%, foram fora da madrugada, entre 6h e 22h. A maior parte das mortes, 23 das 35 ocorrências, também ocorreu fora dos horários em que a prefeitura estuda implementar essa nova restrição.

Continua após a publicidade

+ OAB alega ‘caos’ e risco de arrastão nas marginais com redução de velocidade

No último dia 17, um caminhão com a caçamba levantada e em alta velocidade entalou na ponte do Piqueri, na Zona Oeste de São Paulo. A pista central no sentido Rodovia Ayrton Senna da marginal Tietê ficou interditada por 50 horas para que as equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) pudessem retirar o veículo sem causar danos à estrutura. Mesmo assim, a força do impacto danificou uma viga de 60 toneladas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.