Sugestões de parques e áreas de recreação infantil em shoppings
Conheça treze espaços de diversão oferecidos por centros de compras em todas as regiões da cidade
Seja para fazer um passeio durante a semana ou para entreter as crianças em um dia das férias, shoppings são sempre um programa procurado pelos pais por sua praticidade: estacionamento fácil, boa oferta de lanchonetes e restaurantes e cinema com farta exibição de filmes. Para ajudar a família a decidir seu destino, visitamos e avaliamos treze espaços de recreação e parques em centros de compras paulistanos.
O MorumbiShopping é o melhor entre eles, pois oferece uma área de 2 000 metros quadrados com mais de 200 opções de brinquedos. Já o Mooca Plaza Shopping tem um parque bastante atrativo para os menorzinhos. Logo na entrada do NeoGeo Family há um carrossel cheio de luzes piscantes.
+ Zacki Narchi: a via ideal para montar um quarto barato de bebê
Confira nossa seleção abaixo:
Zona Oeste
O endereço não tem um parque de diversões, mas o Espaço Curumim sempre tem uma programação para as crianças. Parceira da Hasbro, o local disponibiliza a linha da Play-Doh e My Little Poney no espaço. Tem também uma cozinha de madeira a kitch craft, uma casinha de 3 andares com elevador, fantasias da sulamericana e bichos de pelúcia da Disney pela Long Jump. Além disso, há um stand com livros da Livraria Cultura, outra parceira do local. Há ainda uma tela interativa com jogos, playstatin 4 e oficinas de arte, que variam de 20 a 55 reais, oficina de culinária (35 reais) e salão de beleza (25 reais). Também há uma lanchonete para a hora do lanche. Durante a semana, quando o movimento é menor, costuma receber festas de aniversário. Nas ocasiões, os clientes são avisados por e-mail.
Inauguração: abril de 2015
Valor da entrada: 45 reais por uma hora ou 26 reais por trinta minutos
Capacidade do espaço: cerca de 80 crianças
Idade recomendada: de 0 a 12 anos. Menor de 4 anos pode entrar apenas acompanhado
Horários e dias de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h.
Visitas por mês: 4 500 crianças
Na região, é o que mais oferece atrações infantis. Enquanto a maioria dos shoppings da Zona Oeste tem apenas espaços para recreação com oficinas, o Eldorado conta com 61 brinquedos, no Playland. Do fundo do parque, ouvem-se os gritos das crianças, animadas em um trenzinho. O espaço reserva ainda um local para festas de aniversário. Outra opção no shopping é a KidZania, uma cidade fictícia para crianças. Por lá, a garotada pode passar o dia brincando de uma das 52 profissões disponíveis – que vão de bombeiro a repórter jornalístico. O custo da brincadeira varia de 50,00 a 120,00 reais.
Inauguração: década de 80
Valor da entrada: grátis
Valor da fichinha: de 3 a 5 reais O cliente tem a opção de comprar um cartão recarregável por 2 reais.
Quantidade de brinquedos: 61, sendo quatro coletivos e 57 máquinas de games
Capacidade do parque: até 1 200 crianças
Idade recomendada: há apenas restrições de altura, mínima de 90 centímetros e máxima de 1,30 metro
Horários de funcionamento: segunda a sexta e domingo, das 10h às 22h, e sábado, das 10h às 23h
Outras áreas de recreação: KidZania
Zona Norte
Oferece ótimas opções de recreação. No Magic Games – um ambiente fresco, limpo e bem iluminado – tem jogos eletrônicos para todas as idades, a famosa piscina de bolinha gigante (que é itinerante) e um brinquedão apelidado de Kid Play. Há também as superbikes, uma espécie de moto infantil, disponibilizada para uso no espaço. Motos. Outro ambiente disponéivel é o Clubinho do Espirro, que oferece oficinas, brincadeiras e pipoca de graça. As crianças sempre levam para casa alguma lembrancinha que elas mesmas produzem. O espaço é como se fosse uma casa: com cozinha, sala de TV e quarto. Tudo novo e bonito. Os pais podem deixar as crianças a partir de 3 anos sozinhas, por 30 reais a primeira meia hora. Por uma hora, são cobrados 40 reais.
Inauguração: 2007
Valor da fichinha: 3 reais no parque. O brinquedo Kid Play, com piscina de bolinhas e escorregador, custa 10 reais. Durante a semana, a criança pode ficar o tempo que quiser. Aos finais de semana, o limite é de trinta minutos por brinquedo.
Quantidade de brinquedos: 22
Idade recomendada: a partir de 2 anos
Horário de funcionamento: o espaço segue os horários de funcionamento do shopping
Visitas por dia: aos fins de semana, aproximadamente 1 500. Durante a semana, 500.
Outras áreas de recreação: Clubinho do Espirro e Criança Mania
O Playland do Center Norte ganha em número de brinquedos dos espaços visitados na região. É uma área grande, que conduz os visitantes também a um boliche, no andar de cima. Mas não há ar-condicionado em toda a estrutura, o que deixa o ambiente menos agradável. As crianças menores, entretanto, ficam encantadas pelo carrossel e pela piscina de bolinhas – e os mais velhos, pelas máquinas de jogos
Inauguração: 1983
Valor da entrada: grátis
Valor da fichinha: é utilizado um cartão magnético, que custa 2 reais. O preço das atrações varia de 3 a 6 reais
Quantidade de brinquedos: aproximadamente 110
Capacidade do parque: 850 pessoas
Idade recomendada: as atrações são classificadas por altura, a partir de 90 centímetros
Horários de dias de funcionamento: segunda a quinta e domingo, das 11 às 22h. Sábado até as 23h
Há dois espaços infantis, ambos do Magic Games e no mesmo piso. O primeiro, com seis brinquedos, é para crianças de até 10 anos. Essa parte está sempre muito movimentada. Descalças, elas se esbaldam nas atividades do espaço, como a tradicional piscina de bolinha. O brinquedo com carrinhos que rodam é o grande sucesso do local. Seguindo pelo corredor, há um local para adolescentes e adultos, com jogos eletrônicos, mesas de pinball e simuladores de corrida – pouco atrativo para os menores.
Inauguração: 1994
Tempo de permanência no parque: a sessão dura 30 minutos e custa 15 reais na área do parque infantil. Cada minuto extra é 50 centavos.
Valor da ficha: 3 reais
Número de brinquedos: cerca de 40 eletrônicos no espaço para adolescentes e adultos. Na área para crianças, há 3 brinquedos e 3 videogames.
Capacidade do parque: aproximadamente 70 crianças no parque infantil e 100 na loja de fliperama
Idade recomendada: no parque infantil até 10 anos e na loja de fliperama, todas as idades
+ Dez motivos para conhecer o novo parque de esportes radicais
Zona Leste
O PlaySpace tem uma casa de bonecas completa, com fogão e geladeira. O espaço é pequeno, mas organizado. As atividades vão de show de mágica a piquenique. Há ainda oficinas de arte, gincanas e um camarim, onde monitoras fazem penteados nas meninas. É uma ótima opção para os pais que frequentam o shopping ou ainda utilizam alguns serviços regularmente, como a academia Companhia Athletica, que fica ao lado.
Inauguração: 2010
Valor da entrada: 40 reais por período de meia hora
Valor da fichinha: o valor da entrada dá direito a tudo
Quantidade de brinquedos: existem várias estações fixas: teatro, cartola para realização de show de mágica, oficina de artes, camarim para a realização de penteados, lanchonete, área de games, além de brincadeiras, como dança da cadeira, brincadeiras de roda, desfile entre outras
Capacidade do parque: 65 crianças
Idade recomendada: desacompanhada, a partir dos 2 anos de idade
Horários e dias de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 21h.
A entrada do NeoGeo Family parece até a de um mundo encantado, com um lindo carrossel cor-de-rosa de luzes piscantes. Os brinquedos são visivelmente novos e o espaço é bem iluminado, fresco e colorido. Há placas indicando quando o equipamento passou por vistoria e quando será a próxima. Para os maiores, há cerca de 70 jogos eletrônicos. Também não faltam a piscina de bolinhas e o brinquedão. Existe ainda o Toy Park, com atividades para crianças de 0 a 2 anos.
Inauguração: novembro de 2011
Valor da fichinha: para brincar, o cliente adquire um cartão com um depósito de 2 reais. Os valores por atração variam de 2,90 a 14,90 reais.
Número de brinquedos: 75
Capacidade do parque: 250 crianças
Idade recomendada: a partir de 2 anos
Horários de funcionamento: Segunda à sábado das 10h às 22h. Domingo a partir das 11h.
Visitação por mês: 5 000 pessoas
Outras áreas de recreação: o Toy Park, para crianças de 0 a 2 anos, no Piso L1
O Parks & Games tem sempre bastante movimento e fica ao lado da praça de alimentação. Mas o parque peca na iluminação e no ar-condicionado: é abafado e escuro. Além disso, os equipamentos não são novos. Vive cheio, porém, pelas diversas opções de brinquedos eletrônicos. A mair recente é uma nova máquina com jogo do Jurassic Park, e já faz sucesso entre a criançada.
Inauguração: há 16 anos
Valor da fichinha: o valor do cartão é de 2 reais. Depois disso, o cliente abastece com créditos, que podem ser usados nos brinquedos – de 3 a 6,50 reais. Há ainda a opção de obter o cartão VIP, que custa 10 reais e oferece desconto no valor dos brinquedos (passam a custar entre 2,70 a 6 reais).
Número de brinquedos: cerca de 70
Capacidade do parque: 300 pessoas
Idade recomendada: a partir de 1 ano
Horários de funcionamento: de segunda a sexta e domingo, das 11h30 às 22h20. Aos sábados, até as 23h.
Zona Sul
Em uma área de 150 metros, trinta atrações chamam atenção da garotada na Toy Company. Elas vão de máquinas de brindes, simuladores de carro e moto a cama elástica e piscina de bolinhas.
Inauguração: 2013
Valor do ingresso: os 15 primeiros minutos saem por 16 reais. Cada 15 minutos adicionais custa 8 reais.
Número de brinquedos: cerca de 30
Capacidade do parque: até 50 crianças
Qual é a idade recomendada: até 8 anos. Crianças até 2 anos podem entrar acompanhadas por responsáveis.
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h
Ao chegar ao Hot Zone, logo se avistam pai e filho, brincando lado a lado em duas motos eletrônicas. Os brinquedos, videogames e simuladores são novos e há muitas, muitas opções. Certamente o melhor parque entre todos os shoppings visitados. Tem equipamentos para todos os gostos e idades. Para os mais velhos, um simulador de robô, que vira em 60 graus e fica de cabeça para baixo. No fundo do parque, um espaço reservado para os pequenos com o tradicional bate-bate. Música ambiente e iluminação especial oferecem um clima ainda mais animador aos frequentadores.
Inauguração: 2003
Valor da fichinha: trabalha com sistema de cartão que tem o custo de 2 reais. Os brinquedos custam de 6 a 18 reais cada jogada
Número de brinquedos: 245 máquinas
Capacidade do parque: 1 000 pessoas
Qual é a idade recomendada: crianças a partir dos 3 anos
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 22h. Domingo até as 21h
Outras áreas de recreação: Play Space, espaço decorado e divertido, para crianças de 1 a 12 anos, com oficinas de arte, shows de mágica, teatro de fantoche, gincanas e mais. São cobrados 40 reais para cada trinta minutos
Após o Parque da Xuxa ser fechado, para a tristeza dos baixinhos, o espaço deu lugar a outro clássico da infância: o Parque da Mônica. Inaugurado em julho do ano passado, o local tem cerca de 12 000 metros quadrados, quatro salões de festa e palco de eventos. O preço um pouco salgado compensa, já que dá acesso a todos as atrações do parque. A única parte que tem custo a parte são os serviços oferecidos no castelo, que variam de 99 a 249 reais. Há também uma lojinha, que oferece cerca de 800 produtos temáticos da Turma da Mônica.
Inauguração: julho de 2015
Valor da entrada: 139 reais para crianças e adultos. Crianças com até 1 ano e 11 meses, acompanhadas de adulto pagante, não pagam
Número de brinquedos: 20
Capacidade do parque: 3 000 pessoas
Idade recomendada: todas as idades
Horários e dias de funcionamento: De terça a sexta das 10h30 às 16h30. Sábado e domingo das 11h às 19h.
Visitação por dia: média de 2 500 pessoas nos finais de semana.
O Neo Geo Family é pequeno para um shopping grande como o Ibirapuera. No meio do corredor, há um Kidplay repaginado. Mais para o fundo, uma área reservada para os demais brinquedos, todos concentrados – o que pode causar tumulto em dias de grande visitação. Existem, entretanto, muitas opções de brinquedos eletrônicos, para todas as idades. Exemplo disso são o kiddie rides, games, simuladores, pelúcias motorizadas, air games e redemptions.
Inauguração: outubro de 2007
Valor da fichinha: para brincar, o cliente adquire um cartão com um depósito de 2 reais. Os valores por atração variam de 2,90 a 14,90 reais
Número de brinquedos: cerca de 37 atrações
Capacidade do parque: 100 crianças
Idade recomendada: a partir dos 2 anos
Visitas por mês: cerca de 3 000 pessoas
Centro
É uma exceção entre os shoppings do centro, carentes de espaços de recreação. O On Game agrada à geração multimídia, com videogames, como Wii, Playstation 3 e X Box, e jogos no computador. Não há equipamentos diferentes, mas não é incomum ver crianças sozinhas brincando, enquanto os pais fazem compras. No horário do almoço, também é comum ver executivos jogando. Nos fins de semana, a maior parte do público é de crianças.
Inauguração: 2011
Valor da fichinha: não há ficha. É pago por tempo de jogo, sendo o mínimo de quinze minutos. A hora sai por 39,00 para videogame (console com dois controles) e 24 reais para computador (uso individual)
Número de brinquedos: treze computadores e mais nove consoles (2 Playstation 4, 2 Wii, 2 XBox 360 e 3 PlayStation 3), sendo 1 XBox com Kinect (jogos com o movimento do corpo) em área livre no mezanino e a ON Music – sala exclusiva para música (com instrumentos de Rock Band como guitarras, microfones e até uma bateria eletrônica de verdade)
Número de jogos: cerca de 200
Capacidade do espaço: até 36 pessoas
Idade recomendada: a partir dos 3 anos
Horários e dias de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 22h. Aos domingos, das 12h às 21h
Visitação por dia: média de 40 pessoas