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Empresas apostam na criação de papinhas com produtos orgânicos

Artigos infantis são produzidos por chefs ou por equipes de nutricionistas e podem custar até 22 reais

Por Aretha Yarak
Atualizado em 1 jun 2017, 16h34 - Publicado em 3 out 2015, 00h00
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papinha-gourmet-cliente (Fernando Moraes/)
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João Francisco, de 1 ano, já entrou na onda gourmet da gastronomia. No lugar de pratos com batata, mandioca, cenoura e ameixa, entre outros, ele prova coisas como saint-peter com legumes na moranga ou massa integral acompanhada de fraldinha e aspargos.

Até agora, sua receita predileta é o ragu de carne com polenta de quinoa. O cardápio, no entanto, não é preparado por sua mãe, a blogueira Camilla Junqueira, de 38 anos. Tudo leva a marca da Gourmetzinho, empresa lançada no ano passado. Os preços vão de 8,50 a 15,50 reais (as versões industrializadas de papinha custam, em média, 4 reais).

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Para a sobremesa, há frutas e o doce de abóbora com água de coco e damasco (8,50 reais). Camilla gasta por mês cerca de 300 reais com as encomendas. Antes disso, ela fazia o almoço e o jantar do garoto no fogão. “Hoje, procuro qualidade, praticidade e sabor”, diz.

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Quem cuida da Gourmetzinho é Amilcar Azevedo, chef de cozinha do restaurante Nou, em Pinheiros. Ele elabora os menus com a ajuda de nutricionistas e de uma pediatra. Ao lado da mulher, Karolina Azevedo, o profissional criou a empresa de comidas diferentes para crianças. “Fazíamos o cardápio do nosso primeiro filho em casa e, pela procura de amigos e pessoas próximas, percebemos que havia mercado”, conta Karolina, mãe de Bernardo, de 2 anos, e Benjamin, de 7 meses.

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papinha-gourmet-papababa ()

O negócio cresceu e, em menos de um ano, eles se mudaram de uma cozinha com 15 metros quadrados para outra quase sete vezes maior. “O diferencial é o sabor”, acredita Azevedo. Atualmente, são vendidas cerca de 12 000 unidades por mês. Os pedidos podem ser feitos na loja, que fic ana Rua Cerro Corá, ou pelo site da marca.

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Pioneira no setor, a Empório da Papinha abriu a sua primeira unidade na capital em 2009. A vida pessoal de Maria FernandaThomé de Rizzo foi a motivação para que ela investisse nesse nicho. “Eu estudava e trabalhava durante o dia e ainda precisava fazer o jantar da minha filha à noite”, lembra. “Era muito cansativo.”

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Com o selo de produto orgânico e registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Empório hoje está em dezoito estados. São produzidas cerca de 45 000 unidades por mês, comercializadas em 45 pontos de venda, entre quiosques em shoppings e lojas. A previsão de faturamento para 2015 é de 4 milhões de reais, o dobro da receita do ano passado. Em São Paulo, seus artigos podem ser encontrados em oito locais. “É o produto ideal para quem trabalha e quer uma alimentação saudável para o filho”, elogia Andreia Rosin, de 39 anos, cliente desde 2014.

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De acordo com Adriana Sevilha Gandolfo, nutricionista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, a papinha natural pode ajudar a desenvolver o paladar da criança, já que tem mais sabor e consistência próxima à da caseira. “Mas é importante que esse alimento seja secundário. Sempre que possível, os pais devem preparar a refeição do filho”, diz. Ela adverte ainda que é preciso ficar atento à conservação das embalagens. “Esse cuidado é essencial para a segurança alimentar de uma criança tão pequena, principalmente no caso dos produtos vendidos frescos”, completa.

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Inaugurada no dia 10 de setembrono Itaim Bibi, na Zona Sul, a Papababa é o empreendimento mais recente do gênero por aqui. Nasceu da parceria entre a chef Diana Brito e a designer Eve Roumilhac. Ambas são casadas com sócios do grupo dono dos bares La Maison Est Tombée, Vaca Véia e Só Shots. Já na primeira semana, foram vendidos quarenta potes por dia.

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Cerca de 90% dos ingredientes são orgânicos e tudo é preparado em uma cozinha envidraçada, projetada para que os clientes acompanhem o processo de produção. “Uma equipe com doze nutricionistas é responsável pelas regras de manipulação e higienização”, afirma Diana. Por ali, as unidades são frescas ou congeladas e custam de 9 a 22 reais. Entre as opções ara bebês de 6 a 9 meses estão carne com inhame, cenoura e couve e lentilha com cenoura e salsinha.

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Quem prefere comprar uma papinha fresca pode fazer encomendas na Cumbuca (as concorrentes vendem, basicamente, produtos congelados). Inauguradaem dezembro de 2014 com investimento inicial de 200 000 reais, a empresa trabalha com oito tipos de receita ,preparados sob encomenda. “Usamos ingredientes orgânicos, sem adição de açúcar, conservantes ou corantes”, diz Renata Decoussau, uma das sócias.

Por 19 reais é possível levar artigos como a polenta de carne, feita com fubá, lentilha, músculo bovino, molho de tomate caseiro, espinafre, farinha de linhaça e manjericão. Cerca de 80% dos pedidos são entregues de bicicleta. “Pensamos em um modelo de negócio que fosse sustentável em todas as suas fases”, justifica Renata.

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