Os jovens que fazem barulho (e dinheiro) com blogs na rede
PapelPop, Papo de Homem, Quando Eu Me Sinto Quando e outras páginas que fazem muito sucesso na web
Deixar para trás o chefe e o cartão de ponto, além de ganhar dinheiro com a fama de sua página pessoal na internet. Para uma turma de moradores da cidade, essa aspiração se transformou em realidade. São blogueiros que alcançaram popularidade escrevendo sobre o que gostam e passaram a atrair anunciantes interessados no conteúdo e no público dessas páginas. “Enquanto veículos como a TV proporcionam impacto para as marcas, a internet se tornou fundamental para a reverberação da mensagem”, analisa Daniel Tártaro, diretor de integração digital da Ogilvy. Por isso, os endereços recebem hoje propagandas de anunciantes como Skol, Claro, Fiat e Brastemp, entre outros.
Alguns dos blogueiros em alta têm até agentes para cuidar de seus contratos, como se fossem estrelas do showbiz. É o caso de Mauricio Cid, do humorístico Não Salvo, que começa a estender os tentáculos para fora da web — ele estreou em maio um programa no canal aberto Mix TV. O caminho para o sucesso está longe de ser fácil. Algumas pessoas levaram anos para construir sua reputação e, até hoje, mantêm rotinas exaustivas. A VJ Jana Rosa, que entrou na MTV em 2010 e abandonou seu blog de moda no ano seguinte, adverte: “Blogueira é a nova paquita. Muita gente quer ser, mas é dificílimo dar certo”. Os que chegam lá, porém, demonstram que virar ao mesmo tempo uma celebridade on-line e um empreendedor de sucesso é algo que pode estar ao alcance de um clique.
Confira abaixo:
+ Lala Rudge: guarda-roupa poderoso
+ Emerson Viegas e Jaqueline Barbosa: sem pudor de correr atrás dos sonhos
+ Phelipe Cruz: divertido, só o conteúdo
+ Guilherme Valadares: longe do papo de borracharia
+ Lia Camargo: da Zona Leste para Nova York
+ Marcelo Cidral: piada até para falar sério
+ Eduardo Camargo e Filipe Oliveira: os posts que viraram papel
+ Mauricio Cid: caçador de hits