Museu do Ipiranga é fechado para reforma sem aviso prévio
De acordo com a diretoria do museu, vistorias indicaram "aceleração no calendário" para obras de restauração
Quem programou um passeio ao Museu do Ipiranga (o Museu Paulista da USP) frustrou-se ao encontrar o prédio com suas portas fechadas. As atividades no edifício foram interrompidas para o início de obras de restauração.
Segundo comunicado da diretoria do museu, escrito no sábado (3) mas divulgado apenas neste domingo (4), o projeto de reforma do prédio, construído em 1893, previa fechamento parcial ou total do museu. Na sexta (2), vistorias técnicas indicaram “aceleração no calendário previsto para fechamento”. A diretoria fez o anúncio também via Facebook e no site oficial da instituição.
Em maio deste ano, a USP anunciou investimentos de 21 milhões de reais na restauração. O museu guarda documentos, objetos, mobiliário, obras de arte e outros itens que remontam a participação paulista na história do Brasil. Ao todo, são mais de 125 000 itens, entre eles, o famoso quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo. Ainda não há previsão de reabertura.
O recital Quarteto de Flautas, marcado para as 16h de domingo (4), foi cancelado.
Leia a íntegra do comunicado à imprensa:
“A USP vem há tempos fazendo diagnósticos e projetos sobre o restauro e readequação do edifício do Museu Paulista, datado de 1893, parte do complexo histórico do Ipiranga, afeto à Universidade.
Em razão de ter sido edificado no século XIX, com técnicas construtivas pouco conhecidas na atualidade, são demandados diagnósticos e projetos de alta especialização. É necessário e comum que museus instalados em prédios históricos fechem parcial ou totalmente para restauros e modernizações. O Museu Paulista não foge a tal regra e possui previsão de fechamento de salas, de um lado para facilitar diagnósticos, projetos, licitações e intervenções; e, de outro, para garantir a incolumidade dos visitantes e servidores, bem como a proteção física do acervo.
Vistorias técnicas encerradas em 2 de agosto indicaram uma aceleração no calendário previsto para fechamento, que se efetiva no dia de hoje.
A Universidade de São Paulo está tomando todas as providências com relação ao Museu Paulista para sua plena recuperação, restauro e readequação, e emitirá notas sobre o desenvolvimento de tais trabalhos, assim como sua progressiva reabertura.
São Paulo, 3 de agosto de 2013.
Sheila Walbe Ornstein
Diretora do Museu Paulista
Antonio Marcos de Aguirra Massola
Superintendente do Espaço Físico”
Após divulgação de vídeo polêmico, Ivete Sangalo faz desabafo durante show em São Paulo
Calendário 2026: confira os feriados e datas facultativas
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Critics Choice Awards 2026: confira a lista completa de vencedores





