MoMA compra cinco obras do fotógrafo paulistano German Lorca
Cada foto foi adquirida por 10 000 dólares
O MoMA, em Nova York, acaba de fazer uma aquisição de cinco obras do fotógrafo paulistano German Lorca. Compradas por 10 000 dólares cada uma, as imagens são datadas dos anos 1940 e 1950. Prestes a comemorar 94 anos no sábado (28), Lorca é um dos nomes mais emblemáticos da história da fotógrafia no país. Nome destacado do Foto Cine Clube Bandeirante, uma das associações mais antigas do gênero no país, ele ainda está na ativa. O próprio artista doou, ainda, dois retratos para o museu americano.
É claro o porquê do interesse do MoMA por estas fotos: ao lado de nomes como Thomas Farkas e Gaspar Gasparian, Lorca foi um marco na história da fotografia, no Brasil. Com a incorporação do jogo de luz e sombra e o gosto pela abstração, fizeram da fotografia moderna um contraponto à tradicional e acadêmica vigente até então. As imagens quebraram preceitos da fotografia como testemunho e encontraram seu espaço como obras de arte.
+ Exposições em cartaz na cidade
O Foto Cine Clube Bandeirantes tem 279 fotografias no acervo do Masp, que foram cedidas em comodato ao museu no ano passado. A exposição da coleção ficou em cartaz no Masp entre novembro de 2015 e março deste ano.