Continua após publicidade

Metrô diz que vai processar rádio por anúncio sobre ‘xaveco’ em trem lotado

Companhia nega ter aprovado texto da campanha publicitária, criticada nas redes sociais por ser machista e preconceituosa. Transamérica pediu desculpas pelo conteúdo

Por Redação VEJASAOPAULO.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 15h03 - Publicado em 25 mar 2014, 22h12

Após ter negado ter aprovado o texto de uma campanha publicitária no rádio que diz que os trens lotados são bons para “xavecar a mulherada”, o Metrô comunicou em nova nota, na noite desta terça (25), que vai processar a Rádio Transamérica FM pela veiculação da peça. 

“O Metrô informa que irá processar a rádio Transamérica FM pelo uso indevido e sem aprovação de seu nome em inserção testemunhal veiculada em programa da emissora. Nem o Metrô nem a agência Nova SB, a qual a Companhia encomendou campanha sobre obras de expansão da rede metroviária, foram informados de que tal conteúdo seria veiculado pela rádio Transamérica. O Metrô reitera que repudia o conteúdo veiculado pela rádio Transamérica”, diz o comunicado.

+ Escute a propaganda do Metrô

O anúncio foi ao ar em meio às denúncias e prisões por abuso sexual em vagões de trens que ocorreram nos últimos dias _foram 23 casos registrados neste ano_, e causou polêmica por seu conteúdo considerado machista e preconceituoso. Na peça, um homem fala sobre os investimentos realizados pelo governo do Estado no transporte sobre trilhos. Com inúmeros erros de concordância, como “sete milhão de passageiros”, Gavião _um humorista do programa Papo de Craque, transmitido pela Transamérica_ arremata o raciocínio com a frase: “Nos horário de pico, é normal trem e metrô ficar lotado. É assim nas grande metrópole espalhada pelo mundo. Para falar a verdade, eu até gosto do trem lotado, é bom para xavecar a mulherada, né, mano? Foi assim que eu conheci a Giscreusa”.

Continua após a publicidade

O Metrô admitiu ter contratado uma agência de publicidade, que elaborou um “plano de mídia” que incluía a inserção publicitária na Transamérica. A ideia, segundo nota divulgada à imprensa, era “mostrar a modernidade do Metrô de São Paulo e explicar que a lotação nos horários de pico acontece em todas as grandes cidades do mundo. Além disso, deveriam ser anunciadas as obras de expansão em andamento”.

Suspeito de abuso sexual na CPTM é preso

No mesmo comunicado, a empresa informa que não tinha conhecimento do conteúdo final da peça publicitária. “Como jamais foi aprovado ou autorizado, esse serviço não foi e nem será pago”. A companhia afirmou ainda que a agência negou ter aprovado o texto veiculado na rádio.

A Transamérica, por sua vez, pediu desculpas pelo anúncio. “O personagem Gavião é caricato e humorístico, restando claro que tem o exclusivo intuito de entreter e divertir a audiência ao passar informações úteis sobre os serviços de transporte público”. Lamentou ainda que a fala tenha sido veiculada ao mesmo tempo em que a polícia investiga casos de assédio nos trens. “Esse é um fato absolutamente condenável com o qual a emissora jamais seria complacente.” O comercial foi tirado do ar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.