Bienal do Livro começa nesta semana com mais de cinquenta lançamentos
Uma das principais atrações será a <em>youtuber</em> Kéfera Buchmann; expectativa de público é de 700 000 pessoas
A 24ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo começa nesta sexta (26) no Pavilhão do Anhembi, em Santana. Durante os dez dias do evento, o local deve receber cerca de 700 000 visitantes. Os 280 expositores vão realizar mais de cinquenta lançamentos. A feira também trará novidades de serviço em seus 85 000 metros quadrados, principalmente para aqueles que pretendem passar o dia inteiro caminhando por lá (a média de duração da visita é de quatro horas por pessoa).
+ Youtuber Maju Trindade revela ter “alma negra” em livro biográfico
A praça de alimentação será ampliada e dividida em dois pontos, e o pavilhão disponibilizará seis ilhas de recarga para celular. Nesses locais, playlists criadas no serviço de streaming de música Spotify tocarão canções ligadas ao universo da literatura. O investimento total no evento é de 34 milhões de reais. “Fizemos encontros com vários blogueiros influentes na área para entender quais mudanças deveriam ser realizadas para aumentar o interesse do público”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro, a organizadora do evento.
No campo literário, a Bienal de 2016 terá doze ambientes, a exemplo do Espaço Cordel e Repente, criado para os interessados em cultura nordestina. O local contará com a presença de Klévisson Viana, autor do livro O Guarani em Cordel, finalista do Prêmio Jabuti de 2015 na categoria adaptação. Outra aposta para atrair o público são os lançamentos de “booktubers”, os donos de canais de vídeo de sucesso no YouTube. Vários deles são considerados porta de entrada para adolescentes na literatura.
A maior estrela entre eles, Kéfera Buchmann, vai autografar seu novo livro, Tá Gravando. E Agora?, na Arena BNDES, a principal do Pavilhão, no dia 1º, às 17 horas. Outra que deve causar burburinho é Bruna Vieira, que apresenta a HQ O Mundo de Dentro, elaborada em parceria com a ilustradora Lu Caffagi, no dia 4, às 17 horas.
+ Biblioteca 24 horas: os títulos mais pedidos da Mário de Andrade
Dentro do estande da Disney haverá um espaço infantil da Editora Abril, responsável por VEJA SÃO PAULO. Ali serão realizados bate-papos com editores de quadrinhos e lançamentos de livros como o Manual do Professor Pardal (reedição fiel do clássico de 1972) e Pato Donald por Carl Barks: Perdidos nos Andes. O Espaço Mauricio de Sousa, por sua vez, uma área de 500 metros quadrados, será dedicado a atividades gratuitas em comemoração dos 80 anos do criador da Turma da Mônica.
ESTANTE PREMIADA
Confira na galeria abaixo alguns dos principais lançamentos da feira:
Pavilhão de Exposições do Anhembi. De 26 de agosto a 4 de setembro. Seg. a sex. 9h/22h (sáb. e dom. 10h/22h), (no dia 4 até 21h). R$ 20,00 (seg. a qui.); R$ 25,00 (sex. a dom.). Grátis para menores de 12 anos.
Quem são os médicos mortos em Alphaville
Empresa de médico que matou dois colegas de profissão em Alphaville afirma que crime foi estritamente pessoal
João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê anunciam show de ‘Dominguinho’ no Allianz Parque
Quem era Andre Miceli, apresentador da Jovem Pan que morreu na sexta (16)
Rita Lee é homenageada em exposição de grafite no centro de São Paulo





