Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

O templo da arte barroca

Obra de 14 milhões de reais resgata Igreja da Ordem Terceira, no Largo São Francisco

Por Maurício Xavier [reportagem de Ricardo Rossetto]
14 jun 2014, 00h00 • Atualizado em 4 set 2025, 16h03
  • Fechada há cinco anos, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, vizinha à Faculdade de Direito da USP, no centro, foi reaberta no último dia 1º, após investimentode 14 milhões de reais para restaurar a estrutura e obras de arte.

    Inaugurada em 1788, ela guarda valiosas relíquias barrocas, como pinturas dos séculos XVIII e XIX, quatro esculturas produzidas em 1650, sem autor conhecido, além de altares e artigos têxteis banhados a ouro. Há ainda ali um livro de óbitos que permite pesquisas sobre a genealogia dos paulistanos que financiaram a construção, principalmente familiares de bandeirantes.

    “Trata-se de um lugar sagrado não apenas para os cristãos, mas para a história política e arquitetônica brasileira”, diz o professor Percival Tirapeli, especialista nos artigos guardados no espaço.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês