Horário de verão começa no próximo dia 19
Programa, que visa reduzir o consumo de energia, vale para dez estados e para o Distrito Federal
O horário de verão terá início no dia 19 de outubro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Até 22 de fevereiro, os relógios deverão ser adiantados em uma hora em dez Estados e no Distrito Federal. A expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é diminuir o consumo de energia.
+ Onde aproveitar o sol do horário de verão em São Paulo
De acordo com registros do ONS, com uma hora a mais de luz natural, a demanda no horário de pico diminui 2 065 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 630 MW no subsistema sul, correspondendo a uma redução de 4,6% e 5,0%, respectivamente.
No ano passado, a adoção do horário especial permitiu economia de R$ 400 milhões. Segundo a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), neste ano São Paulo, Rio, Espírito Santo, Minas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal adiantarão os relógios em uma hora.
+ Dicas para o organismo se adaptar à nova rotina no horário de verão
Desde 2008, o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. A exceção ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o carnaval – nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro. (Com Estadão Conteúdo)
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
IPTU 2026: Prefeitura de SP abre consulta e calendário de pagamento; saiba como garantir desconto





