Cursos para aproveitar as férias na capital
Selecionamos atividades para todas as idades e interesses
Férias sem viagem é sinônimo de tédio? Não necessariamente. Se a família não teve como fugir de São Paulo neste verão, algumas alternativas ajudam a ocupar o tempo das crianças com brincadeiras, arte e conhecimento. Há cursos de férias em quase todas as áreas, para agradar a meninos e meninas de todas as idades, interesses e personalidades.
+ Férias 2015: um guia de atividades por toda a cidade
Na Casa das Ideias, por exemplo, o grande desafio é montar uma engenhoca que pode ser um brinquedo de madeira ou até um carrinho de controle remoto. As atividades são divididas em módulos de uma semana, e os alunos são acompanhados durante todo o período por um mesmo monitor, que irá guiá-los na montagem da invenção.
Já na escola Minichefs, seus filhos poderão aprender a fazer cupcakes, brownies, biscoitos e até pães. Há atividades só para as crianças e também algumas aulas especiais para pais e filhos cozinharem juntos.
Se a ideia é deixar a criança livre para brincar, a Oficina Toka é o lugar ideal. Recreadores acompanham as crianças em “brincadeiras de antigamente”, como cabo de guerra, amarelinha e queimada. Já no Start, o foco é botar a mão na massa: há oficinas de arte, jardinagem e culinária.
Seu filho não quer largar o videogame por nada? Talvez ele se interesse por criar o próprio game. No Instituto de Artes Interativas o curso ensina conceitos básicos de programação com aulas aos sábados e durante uma semana. O jovem programador irá usar uma ferramenta criada pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) para desenvolver sua própria história.
Longe das tecnologias e mais próxima de atividades antigas, está a Love Blankie, que oferece às crianças aulas de costura reta. Estojos, capas de caderno, bonecas e roupas podem ser confeccionados. Algumas atividades são dadas em conjunto com o Minichefs, combinando costura e cozinha.
Agora, se a intenção é que seu filho gaste toda a energia acumulada em alguma atividade, que tal aulas de circo? No Galpão do Circo há atividades especiais para cada faixa etária, dos 4 anos até pré-adolescentes e adultos. As aulas são dadas em módulos de quatro dias seguidos e começam apenas a partir do dia 12 de janeiro.
Para os menorzinhos, há atividades de todos os tipos. No Mamusca, espaço com cara de casa de vó na Vila Madalena, haverá uma programação especial de oficinas e ateliês com atividades que envolvem música, culinária, brincadeiras e práticas de yoga durante as férias. Já na Casa do Brincar, desenho, capoeira, danças e arte com tinta estão na programação, voltada para bebês e crianças até 6 anos.
Se você tem (ou quer ter) um pequeno rock star em casa, o melhor programa para seu bebê é o Festivalzinho de Verão, da Baby Arts. O espaço dedicado à esperiência musical de crianças pequenas estimula o contato com instrumentos musicais, escuta, canto e expressão corporal. É obrigatória a presença de um adulto.
Atividade: construção de engenhocas
Idade indicada: 5 a 17 anos
Preço: 420 reais por semana
Atividade: cozinhar
Idade indicada: 4 a 12 anos
Preço: 90 reias a aula avulsa
Atividade: brincadeiras
Idade indicada: 3 a 10 anos
Preço: 110 reais (meio período) e 180 reais (integral)
Atividade: oficinas de arte, jardinagem e culinária
Idade indicada: 4 a 15 anos
Preço: 80 reais (meio período) e 160 reais (integral)
Instituto de Artes Interativas
Atividade: criação de games
Idade indicada: a partir de 7 anos
Preço: R$ 790 pelo curso de 12 horas
Atividade: costurar
Idade indicada: a partir de 5 anos
Preço: 100 reais por aula avulsa
Atividade: circo
Idade indicada: a partir de 4 anos
Preço: 350 reais por módulo
Atividade:oficinas e ateliês
Idade recomendada: 3 meses a 6 anos
Preço: 25 reais (hora do espaço de brincar) a 420 reais (pacote semana inteira com lanche)
Atividade: oficinas de arte e esporte
Idade recomendada: 0 a 6 anos
Preço: 55 reais (hora), 90 reais (dia), 350 reais (semana)
Atividade: experiência musical
Idade recomendada: 0 a 6 anos
Preço: 130 reais (aula avulsa)