Acompanhe as comemorações dos cinquenta anos da Mônica
Eventos e promoções têm como tema o aniversário da principal personagem de Mauricio de Sousa
Este é o ano da dentuça. Mônica, a principal personagem de Mauricio de Sousa, faz cinquenta anos. Em 3 de março de 1963, a baixinha invocada apareceu em uma tira do Cebolinha no jornal Folha de S.Paulo. Pouco depois, ela já era um fenômeno entre os leitores. Foi o público que a escolheu para ser líder da galera do Bairro do Limoeiro.
O primeiro gibi da Turma da Mônica chegou às bancas em maio de 1970. A partir daí, a história é conhecida. Cascão, Chico Bento e companhia passaram a fazer parte da infância dos brasileiros. Milhões de revistas já foram publicados em cerca de cinquenta países.
Todo esse sucesso não poderia passar sem comemorações: a agenda está cheia. Tem exposição, espetáculo, lançamento de produtos e serviços e até comidinha especial que promete deixar os discípulos da Magali com água na boca. Confira:
Brinquedo
Engana-se quem pensa que o Sansão foi sempre azul. Originalmente, na vida real e nos quadrinhos, o coelhinho era amarelo. Por isso, o companheiro da Mônica será relançado nas lojas também em pelúcia cor de ovo. A data para a chegada nas prateleiras, entretanto, ainda não foi divulgada.
Outros brinquedos clássicos ganharão novas versões, no segundo semestre. Entre os exemplos, a primeira boneca da Mônica, a estrelinha mágica (tema de histórias da turma sobre o Natal) e um cubo mágico personalizado.
Comidinha
As lojas Amor aos Pedaços criaram uma comidinha com a cara da personagem: bolo de chocolate confeitado com balas de goma em formato de morango – tudo vermelho, como a Mônica gosta. A sobremesa é bastante doce, mas deve agradar ao paladar infantil.
A rede de alimentação Giraffas também entrou na brincadeira. O restaurante oficial do aniversário oferece brindes exclusivos na compra de qualquer prato da linha infantil, ao longo do ano inteiro.
Espetáculo
Em maio, estreia no Teatro Geo a superprodução Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta. A peça é uma releitura da primeira montagem encenada pela turma, nos anos 70. A adaptação de Shakespeare tem figurinos assinados pelo estilista Fause Haten, cenografia de Paulo Corrêa e iluminação de Ney Bonfante.
Além disso, Mônica Mundi, apresentado em janeiro na capital, voltará aos palcos paulistanos. Só não se sabe quando exatamente. O show, que mostra uma viagem da galerinha ao redor de vários países, faz atualmente turnê pelo Brasil.
Exposição e festa
Criado junto com a Mônica, Sansão também completa cinquenta anos. Uma mostra no Memorial da América Latina reuniu setenta desenhos que retratam o coelho sob a ótica de outros artistas. O resultado ficou divertido: em uma das criações, o bichinho bola uma vingança contra o Cebolinha, que sempre dá nós em suas orelhas.
Uma exibição com a história da Mônica está nos planos de comemoração, assim como festas temáticas em comunidades carentes. Não há data certa para ambos os eventos.
Interatividade
Fazia sete anos que o site da Turma da Mônica não passava por uma reformulação. Não raro o internauta se frustrava com a falta de informações do endereço. Por isso, estão sendo preparados conteúdos inéditos a serem lançados em junho.
Já no site da Lojinha da Mônica, haverá uma área reservada com produtos comemorativos exclusivos, como cadernos, camisetas, bolsas e frasqueiras, a partir deste mês.
Diferentes aplicativos também prometem divertir a garotada no Facebook, como o envio de cartão de aniversário para a personagem (a partir deste mês), um concurso cultural (em julho) e um parabéns coletivo em vídeo (em novembro).
E em parceria com os Correios, doze selos postais vão retratar a evolução da personagem. Os fãs poderão enviar um cartão diretamente para a Mauricio de Sousa Produções, que promete entregá-lo nas mãos da Mônica.
Publicação
A revista Mônica nº 75 circulou em março com uma capa comemorativa metálica. Maior do que as outras edições, contou com 96 páginas, por R$ 4,50. A história inédita “7 coisas para fazer antes dos 7” mostra o Cebolinha ajudando a amiga a realizar atividades antes que ela complete sete anos. No segundo semestre, em dois volumes de gibis, uma coleção vai relembrar todas as capas da publicação, desde a primeira edição.
As capas da revista mensal ganharão ainda comentários e histórias curiosas da criação – tudo reunido em um livro. Por fim, retratos da Mônica feitos por 150 desenhistas e ilustradores serão compilados em outra obra. Essas últimas novidades não têm previsão de lançamento.
TV e Cinema
Em setembro, um episódio especial de um desenho da Mônica irá ao ar no canal a cabo Cartoon Network. E vinhetas de 30 segundos trarão a turma em versão toy e cheia de humor, para o público jovem e adulto, a partir de abril. Elas devem ser veiculadas nos cinemas da rede Cinemark.