Uso de cinto no banco traseiro aumenta nas estradas paulistas
De janeiro a agosto, quase um terço dos passageiros passaram a usar o acessório
O uso do cinto de segurança no banco traseiro aumentou 16% na estradas paulistas. Em dezembro do ano passado, um levantamento da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) apontou que 54% dos passageiros não usavam o acessório. Em nova pesquisa, realizada entre entre 17 e 23 de agosto, o número ocupantes dos veículos sem o equipamento caiu para 38%.
+ Mãe costumava deixar garoto que caiu do 26º andar sozinho em casa, diz tio
No mesmo período, a redução dos motoristas que não utilizavam o cinto foi de quatro pontos percentuais, passando de 13% para 9%. Já entre os passageiros do banco dianteiro foi de cinco pontos percentuais, de 16% para 11%.
Dados relativos à medicina de tráfego apontam que o uso do cinto de segurança no banco da frente pode reduzir em 45% o risco de mortes em acidentes. Enquanto que no banco traseiro essa redução pode chegar a 75%.
+ Extintor de carro deixará de ser obrigatório
Outro levantamento da Artesp revelou que 69,4% dos passageiros de banco traseiros nos veículos que se envolveram em acidentes nas rodovias paulistas entre 2012 e 2014 estavam sem cinto de segurança.
A utilização do equipamento pode evitar que passageiros sejam arremessados para fora do veículo num eventual acidente ou ainda batam a cabeça contra parte duras, o que reduz a gravidade de ferimentos, principalmente dos ocupantes do banco traseiros, que podem ser projetados para a frente, atingindo o motorista ou o carona.
A ampliação do uso do acessório, segundo a agência de transporte, deve-se às campanhas de conscientização realizadas nas estradas.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia





