Continua após publicidade

Vias com ciclovias terão radares para fiscalizar invasão de carros

Fiscalização eletrônica será instalada em 43 ruas da capital paulista. Multa para quem trafefar em faixa exclusiva para bicicletas é de 574,62 reais

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 14h05 - Publicado em 15 set 2014, 12h23
Atropelamento ciclovia Braz Leme
Atropelamento ciclovia Braz Leme (Reginaldo Castro/Estadão Conteúdo/)
Continua após publicidade

A prefeitura vai instalar radares em 43 via da capital para fiscalizar a invasão de veículos em ciclovias e ciclofaixas. Neste domingo (14), um carro desgovernado  invadiu a faixa para bicicletas na Avenida Braz Leme, em Santana (Zona Norte), e atropelou um ciclista que transitava pelo local.

+ Vídeo: bicicleta vence carro em desafio da mobilidade

Segundo a Polícia Militar, a vítima foi levada consciente ao Hospital Santa Helena. O atropelamento ocorreu, por volta das 9h30, na altura do número 2.040 da via. A PM não forneceu dados do motorista nem da identidade da vítima. O caso será investigado pelo 13.º DP (Casa Verde).

 

Continua após a publicidade

+ Cidade ganha mais 12,3 quilômetros de ciclovias neste sábado

Para evitar acidentes semelhantes, radares fiscalizarão a invasão de veículos em ciclovias e ciclofaixas. Trafegar em ciclovias configura infração gravíssima e resulta em sete pontos na carteira de motorista e multa de 574,62 reais.

+ Carro de deputado é flagrado estacionado em ciclovia na Barra Funda

Continua após a publicidade

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), além de fiscalizar a invasão de ciclovias, os equipamentos também servirão para controlar a velocidade máxima permitida nos eixos onde existem espaços exclusivos para ciclistas. A fiscalização eletrônica será feita inicialmente nas 43 vias mapeadas, mas o número de radares “aumentará paulatinamente mediante estudos”.

Prefeitura libera táxis nas faixas exclusivas de ônibus

Em algumas vias que fazem parte do mapeamento inicial, a ciclovia está no canteiro central – o que torna rara a invasão por veículos. Mas, segundo a CET, nesses locais a fiscalização eletrônica servirá para controlar a velocidade máxima permitida, garantindo a segurança.

A adoção de radares faz parte da Campanha Bicicleta Segura – Programa de Mobilidade por Bicicleta, da Secretaria Municipal de Transportes (SMT). O objetivo da campanha, segundo a CET, é “integrar a sociedade no conceito de mobilidade urbana sustentável proposto pela prefeitura”. A campanha terá foco no respeito às áreas destinadas aos ciclistas. Para isso, além da fiscalização eletrônica, as ações educativas dos orientadores de travessia serão intensificadas. Eles ficarão posicionados em cruzamentos do centro e distribuirão material educativo. (Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.