Jurada do Bake Off Brasil dá dicas de como preparar um bom bolo
Fazer um bolo simples não é tão fácil quanto parece. A confeiteira Carolina Fiorentino, do programa do SBT, revela seus macetes
O preparo de um bolo simples, daqueles para comer junto com o café, parece não ter muito segredo. Os ingredientes são básicos (ovos, açúcar, farinha…) e o modo de preparo mais ainda. Basta bater tudo e assar, certo? Errado.
+ Biscoitos e chocolates famosos viram ingredientes de sobremesas
Muitas vezes, a receita não assa direito, murcha, fica crua, “’embatumada”, desmonta… Para nada disso ocorrer, consultamos a confeiteira Carolina Fiorentino, que já trabalhou no La Vie en Douce, no Jardim Paulista, e hoje é jurada do reality show culinário Bake Off Brasil, exibido aos sábados à noite no SBT.
Fiorentino nos deu seis dicas para que nosso bolo não seja chamado de desastre. Confira abaixo.
1. Não se esqueça de pré-aquecer o forno antes de assar. Caso contrário, a massa não crescerá bem. “Pode virar uma ‘sola’”, afirma Fiorentino.
2. Na hora de preparar a massa, peneire os ingredientes secos, como farinha e fermento. “É importante, para oxigernar e tirar os grumos”, diz a confeiteira. “Acham que é besteira, e não é.”
3. Use os produtos em temperatura ambiente, e não tirados direitamente da geladeira “Assim o processo químico acontecer de forma mais fácil.”
4. É importante untar a assadeira com manteiga ou óleo e enfarinhar bem. E, atenção, para isso ela tem de estar bem seca. “Antes de untar, coloque a forma no forno, para secar 100%, senão a massa cola”, recomenda.
5. Não abra a porta do forno antes de a massa completar vinte minutos de assada (se for uma receita pequena, o tempo é menor). “O forno é como uma estufa. O bolo está lá, quentinho, crescendo. Quando você abre, corta esse processo.”
6. Sempre que tirar o bolo do forno, não coloque a assadeira direito na pia, que é fria. “A massa pode grudar na forma ou murchar no centro, por causa do choque térmico”, alerta a confeiteira. “Deixe-o na grelha do fogão por cinco minutos.”