Trinta segredos das feras da beleza
Do scanner de cabelo ao esmalte que dura duas semanas, as novas técnicas, tendências e produtos indicados pelos grandes profissionais de estética da capital
A cidade tem 80 917 salões de beleza e estética, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para se ter uma ideia, esse número representa aproximadamente 30% do total de estabelecimentos do tipo existentes no Brasil. De acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a cada ano surgem por aqui mais pontos de negócios ligados a esse mercado do que novos endereços de bares e restaurantes. A expansão reflete o aquecimento da demanda por produtos e serviços do setor.
Em estudo recente encomendado pela marca Pantene, da Procter & Gamble, no qual foram ouvidas cerca de 1 000 paulistanas, descobriu-se que elas gastam, em média, até trinta minutos por dia para cuidar do visual. Além disso, metade das entrevistadas afirma que vai a um endereço especializado mais de uma vez por mês para tratar dos cabelos, das mãos e da pele. Não por acaso, a metrópole reúne alguns dos principais profissionais do país nesse ramo.
Nas páginas a seguir, feras do setor como o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, a dermatologista Denise Steiner e o farmacêutico especializado em cosmetologia Maurício Pupo, entre outros nomes, indicam quais as novas técnicas, as tendências e os produtos que estão usando no dia a dia.
1. Diagnóstico Capilar
Antes exclusivos dos consultórios médicos, os aparelhos de imagem que permitem avaliar o couro cabeludo e a fibra capilar sob lentes de aumento digitais, capazes de ampliar em até 300 vezes a visão da área analisada, chegaram agora aos salões de beleza. Um dos primeiros a adotar o equipamento foi o Studio W, em Alphaville. “Muitas das queixas das clientes podem ser resolvidas no salão, como fios quebradiços, falta de brilho ou couro cabeludo oleoso. Por isso, eu quis trazer essa avaliação mais profunda para cá”, explica o cabeleireiro Wanderley Nunes, proprietário do endereço.
O modelo que ele utiliza custa aproximadamente 3 500 reais. A análise dura cerca de quinze minutos e não tem custo — é oferecida como cortesia. “Isso me ajuda muito na hora de escolher o ratamento adequado”, elogia a chef de cozinha Heaven Delhaye uma das frequentadoras do local.
2. À prova da Idade
A marca Pantene é uma das que vão mais longe na área de pesquisas sobre o envelhecimento dos cabelos. Em estudo feito ao longo de treze anos, seus cientistas descobriram que a perda de melanina dos fios não é o único sinal visível do envelhecimento das mechas. Com a idade, ocorrem mudanças também na espessura, redução de volume e menos produção de glândulas sebáceas, fundamentais para proteger os cabelos de agressões físicas (como secador e chapinha) e químicas (poluição e alisamentos, entre outras). Como resultado desse trabalho, a linha Pantene Age Defy chegou às lojas da cidade neste mês.
À base de antioxidantes, vitaminas e proteínas, o Tratamento Fortificante Avançado custa 54,90 reais e age como um sérum finalizador. Segundo o fabricante, catorze dias de uso já provocam resultados visíveis. O tônico tem ação direta no bulbo capilar, fortalecendo os fios, evitando a quebra e recuperando o diâmetro original. A Kérastase, da L’Oréal, é outra marca que fez grandes avanços no assunto. Após 24 anos de estudos, lançou em junho o sérum Initialiste (340 reais). Ele age diretamente no couro cabeludo, dando uma última dose de energia à fibra. A partir daí, os fios passam a crescer mais fortes e saudáveis.
3. Lábios Perfeitos
Concebida originalmente apenas para reforçar o contorno dos lábios mais clarinhos e apagados, a tecnologia de micropigmentação 3D avançou e hoje consegue aumentar também o volume da região. “Isso acontece porque criamos um efeito iluminado com pigmento branco no topo dos lábios, o que dá profundidade e, consequentemente, ilusão de volume”, explica Fátima Bahia, especialista na técnica com que trabalha no Studio FR, no Itaim.
O serviço custa a partir de 1 500 reais e o resultado dura até um ano e meio. Na aplicação, realizada em cerca de uma hora, são utilizadas microagulhas, que penetram somente as camadas mais superficiais da pele e nelas depositam o pigmento.
4. Branco Imediato
Na área de cremes dentais, uma das tendências do mercado são os produtos com micropartículas na cor azul embutidas na fórmula. Essa tecnologia, chamada de bluelight e patenteada pela Unilever, cria uma ilusão de ótica que parece clarear imediatamente os dentes. Quando a superfície amarelada é escovada, o produto, refletido na luz, ganha efeito branco. A solução está presente no Close Up Diamond Attraction, lançado neste mês e formulado em parceria com dentistas cosméticos.
No Brasil, participaram do trabalho de desenvolvimento os especialistas do Ateliê Oral, clínica odontológica no bairro de Vila Nova Conceição. “O efeito imediato dura 24 horas, clareando manchas amareladas superficiais”, diz Marcelo Kyrillos, diretor do Ateliê. O preço sugerido é 4,25 reais.
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5. Gotas Milagrosas
A descoberta dos poderes do óleo de argan, retirado de árvore da espécie Argania spinosa, comum no Marrocos, revolucionou nos últimos anos o mercado dos tratamentos para o cabelo. Está à venda por cerca de 100 reais em vidros pequenos, de 25 mililitros. A aplicação de poucas gotas ajuda a recuperar vitaminas, proteínas e ácidos graxos essenciais para a saúde dos fios. Começaram a surgir agora inúmeras variações do negócio, como os óleos de murumuru, de cípero, de obliphica e de palma, entre outros.
Todos eles já são uma febre nos salões de beleza. Mostram-se excelentes aliados para controlar volume, baixar o frizz (aquele arrepiado que aparece, geralmente, no topo da cabeça), além de dar brilho e maciez aos cabelos e tratar as pontas danificadas. Quando um deles é misturado à máscara de tratamento, tem seu efeito hidratante potencializado. “Até ontem, nenhum outro produto tinha tantas aplicações e um resultado tão expressivo”, comenta o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi.
6. Spa Masculino
As velhas barbearias ressurgiram com força no mercado paulistano. São, é claro, versões mais sofisticadas, em que os proprietários gastam um bom dinheiro para deixá-las com aspecto de antigo (ou vintage, a palavra da moda). Na esteira da onda, o Spa L’Occitane na Vila Nova Conceição acaba de ganhar um desses espaços (foto).
No local inaugurado no começo deste mês, treinados por barbeiros profissionais, os esteticistas da clínica oferecem o tradicional serviço feito à navalha, porém combinado aos consagrados tratamentos faciais da marca. O preço varia de 75 a 90 reais de acordo com a linha de produtos escolhida: Cade, mais tradicional e com fragrância amadeirada, ou Verdon, revigorante.
7. O Poder do Cacto
Na guerra para melhorar o visual, vale até apelar para um tipo de cacto mexicano. Um óleo extraído do fruto de uma variedade dessa planta virou uma ferramenta importante no tratamento do couro cabeludo e, mais recentemente, na aceleração da queima de gordura pelo organismo. Os estudos mostram que a espécie em questão, a Opuntia ficus-indica, também conhecida como figueira-da-índia, é rica em fibras, vitamina E, aminoácidos e betacaroteno, entre outras substâncias.
“Costumamos dizer que é a ‘drenagem linfática em cápsulas’, devido ao seu alto poder diurético, que contribui para a eliminação do excesso de líquido através da urina, mas sem perder os minerais essenciais ao organismo”, compara o farmacêutico Maurício Pupo, da Consulfarma, empresa que presta consultoria à indústria cosmética. A substância é encontrada em farmácias de manipulação a 150 reais a embalagem com sessenta cápsulas, mas é necessário ter orientação e prescrição médica para a compra.
8. Proteção UVA
No ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a exigir ação comprovada contra raios UVA dos protetores solares vendidos no Brasil. Ao menos um terço de sua fórmula deve conter ingredientes para combater esse tipo de radiação altamente nociva à pele. Os fabricantes têm até o ano que vem para se adequar à lei. Em outubro chegará ao país o Activated Sun Protector (108 reais), da marca americana Kiehl’s, que já atende às novas demandas.
Segundo a empresa, ele é capaz de absorver diferentes comprimentos de ondas UV, o que aumenta sua eficácia em comparação aos protetores tradicionais. “Hoje é mandatório que um único produto combine vários ingredientes de proteção solar”, diz o químico João Alberto Hansen, presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia.
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9. Manicure de Longa Duração
A partir de 2010, a marca americana Shellac passou a expandir para o mundo sua versão de esmalte em gel, que dura até duas semanas nas unhas. Aplicada sobre base específica e seca com a ajuda de uma lâmpada ultravioleta, a novidade caiu rapidamente no gosto das paulistanas que buscam o serviço nos grandes salões da cidade ou nos nails bars, estabelecimentos onde as clientes podem cuidar das mãos enquanto bebericam.
A aplicação do esmalte mais o serviço de manicure custa em média 100 reais. Devido ao sucesso do negócio, marcas como a Revlon também investiram no segmento. Lançado em julho deste ano, o ColorStay Longwear Nail Enamel promete até onze dias de duração quando combinado à base e à cobertura extrabrilho da mesma marca. Embora o efeito seja menos duradouro, o produto é mais barato: 32,90 reais.
10. A Volta dos Bobes
Enquanto grande parte do mercado investe em tecnologias sofisticadas, há um segmento que se preocupa em revisitar o passado. Nessa linha, o babyliss vem saindo de cena na hora de cachear as mechas. No lugar, os velhos bobes e rolos de algodão voltaram com tudo. Eles asseguram um resultado mais natural.
É uma forma de acabar com a ditadura do cabelo chapado e, de quebra, fugir do padrão Barbie. “O resultado vai ser a beleza natural realçada, não uma princesa que desaparecerá à meia-noite”, explica Marcos Proença. Em seu salão, os atendimentos a clientes que pedem mechas cacheadas à moda antiga aumentaram 20% só neste ano. As adeptas são as mulheres de cabelos mais finos e enfraquecidos, que não querem danificar os fios.
11. Scanner de Manchas
Um software especial ligado a uma câmera digital permite hoje analisar com maior amplitude manchas, vermelhidões e outros tipos de hiperpigmentação no rosto. Os dados são arquivados para, depois do tratamento, ser comparados ao resultado.
“Com a ajuda de aparelhos como esse, podemos acompanhar de perto a evolução dos problemas e prescrever soluções mais assertivas”, conta Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O custo dessa análise é quase sempre embutido no valor da consulta dos dermatologistas das maiores clínicas da cidade.
12. Maquiagens Inteligentes
Nos anos 90, a maquiagem era considerada inimiga da saúde da pele. Ao fim de um dia, formava uma barreira de pó que obstruía os poros. De vilã, passou a ser aliada no tratamento da pele. Hoje, ajuda a combater o envelhecimento e atenuar manchas. Os BB creams são os mais famosos integrantes dessa família, cuja lista inclui protetor solar, corretivo, antioxidante e hidratante.
Novidade da Clinique no Brasil, o corretivo da linha Even Better é rico em vitamina C, que auxilia no tratamento das olheiras (99 reais). Da bareMinerals, a coleção de sombras Ready tem ativos que tratam da área dos olhos, minimizando a aparência de linhas finas e o inchaço na região (106 reais o duo).
13. Muitos em um Só
Um óleo que pode ser usado no corpo, no rosto e nos cabelos. A manteiga hidratante que também recupera pontas danificadas. Esses são dois exemplos da tendência de reunir vários benefícios em um único produto, economizando tempo na hora de cuidar da beleza e, é claro, dinheiro.
“Há quinze anos, os multifuncionais eram uma novidade que prometia revolucionar o mercado da beleza. Hoje em dia, viraram necessidade para quem tem uma rotina corrida”, considera o químico João Alberto Hansen.
14. Lipo sem Cirurgia
Recém-chegado dos Estados Unidos, o aparelho iLipo emite uma espécie de laser de diodo de baixa intensidade, que age na mitocôndria da célula de gordura. Ele inicia um processo de quebra de triglicérides, que são transformados em ácidos graxos e glicerol para, mais tarde, ser eliminados pelo organismo através do sistema linfático.
Nos tratamentos, pode ser usado no abdômen, nas coxas e nos glúteos. A técnica, mais indolor que a lipo tradicional, tem apelo também entre os homens. A sessão custa, em média, 500 reais.
15. Loiro Democrático
Descolorir as madeixas sempre exigiu uma enorme dose de sacrifício (as ancestrais das panicats que o digam). Nos anos 80, usava-se amônia, que deixava como efeito colateral fios ressecados e quebradiços. Muitos dos atuais pós descolorantes têm desvantagens parecidas. Com cera branca de abelha e próqueratina, que hidratam e protegem os cabelos, o descolorante Infinie Platine, da L’Oréal Professionnel, chegará aos salões em setembro prometendo revolucionar o mercado.
Segundo os profissionais, ele oferece clareamento rápido e sem ressecar excessivamente os fios. “É indicado para os cabelos quimicamente tratados e muito sensíveis, pois não tem amônia ou peróxido na fórmula, ingredientes altamente prejudiciais aos fios”, explica o cabeleireiro Wanderley Nunes. “Não existe mais mulher que não possa ficar loira.”
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16. Chocolate do Bem
Em versões sem adição de açúcar, com baixo teor de lactose, livres de glúten e, ainda, enriquecidos com fibras e colágeno, os chocolates perderam muitas de suas características de vilão. “Eles ainda são ricos em antioxidantes, por exemplo, mas seu grande inimigo é a gordura, indispensável à fórmula”, diz a nutróloga Liliane Oppermann. Seu consumo, portanto, ainda deve ser moderado.
17. Menos Rejeição
Um novo preenchimento à base de hidroxiapatita de cálcio é novidade no ramo das injeções sintéticas. “Ele é usado quando queremos assumir uma textura de osso, como em pequenos acabamentos de cirurgias do nariz ou no aumento de projeção do queixo”, diz o cirurgião plástico Alan Landecker. “A taxa de rejeição também é menor que a dos similares.”
18. Laser sem Dor
Marcas como a Galena, que fornece matérias-primas para a indústria farmacêutica, investem em uma fórmula de creme facial com ação semelhante à de um tratamento a laser para casos como o envelhecimento precoce. “O mecanismo é parecido com o de um fotoprotetor, que absorve a radiação ultravioleta e a transforma em calor não prejudicial à pele”, afirma o farmacêutico especializado em cosmetologia Maurício Pupo.
A fórmula é capaz de atuar no aumento da elasticidade da pele, no estímulo da produção de colágeno e na redução das linhas finas. O preço dos cremes varia de 80 a 130 reais. “Eles ajudam, é claro, mas não têm a mesma intensidade de um tratamento a laser”, observa Pupo.
19. O Fim do Visual Acaju
O dilema de muitos quarentões e cinquentões: assumir o grisalho ou tentar uma tintura, sob o risco de ficar com o visual acaju? Para quem deseja colorir os fios sem ganhar aquela pinta de Silvio Santos, a indústria da beleza criou uma solução intermediária. São os produtos que ajudam apenas a camuflar os fios brancos. Exemplo disso é o kit Grey Blend [3D]MENSION (60 reais), da marca alemã Schwarzkopf.
Ele tem seis cores e pode ser aplicado em casa ou no salão. “Achei o resultado bastante natural, perfeito para quem não quer assumir os brancos ou parecer tingido do dia para a noite”, diz o engenheiro Wadson Dantas (foto), de 40 anos, adepto do tratamento desde o início do ano. Ele cuida do cabelo no salão (L)oft Hair Boutique, no Shopping Cidade Jardim, que cobra 180 reais para aplicar a técnica antigrisalho.
20. Os Genes na Beleza
O exame genético pode revelar o futuro da beleza e da saúde da pele. Técnicas avançadas permitem hoje detectar em um garoto de 15 anos a predisposição à calvície. A clínica Centro de Genomas, na Vila Mariana, é um dos locais da cidade que oferecem esse diagnóstico. Ele custa cerca de 2 500 reais. A partir de uma amostra de tecido colhida da mucosa bucal com uma espécie de haste flexível gigante, é possível mapear até catorze características genéticas da pele. Além de calvície, são investigados problemas como flacidez e rugas, entre outros.
21. Serviço A para a Classe C
No mercado da beleza paulistano há muitas opções de espaços para o público de alto poder aquisitivo. Os estabelecimentos que atendem pessoas da classe C, em geral, são acanhados e funcionam na periferia. O cabeleireiro Celso Kamura aposta que o crescimento do setor virá justamente dessa fatia de consumidores. Em 2011, ele foi abordado pela Toyota Tsusho, braço da montadora de carros que investe em novos negócios, para lançar duas iniciativas nessa direção. Uma delas é uma linha de maquiagem popular, com um portfólio de 36 itens formulados em parceria com uma das maiores fabricantes de cosméticos do Japão. Os preços dos produtos ainda serão definidos.
Esses artigos devem chegar ao mercado da cidade até o fim do ano e serão vendidos na Celso Kamura Express, uma nova rede de salões de beleza, cuja primeira unidade foi aberta em novembro no Shopping Ibirapuera. Outros quinze endereços vão surgir na capital nos próximos cinco anos. “O trabalho fica a cargo de funcionários treinados por mim”, conta Kamura. Em seus dois salões paulistanos, ele cobra 350 reais por um corte de cabelo. Na Celso Kamura Express, o preço é de 80 reais. No total, serão gastos pela Toyota 5 milhões de reais na empreitada. “A empresa procurou o Brasil para investir nesse segmento, pois acha que há uma boa margem para evolução por aqui. Mercados como o próprio Japão já estão saturados”, afirma Fernanda Bosi, coordenadora comercial da Toyota Tsusho no Brasil.
22. Relaxamento para Eles
Nem fisioterapia nem apenas uma massagem. No Kennzur Centro de Bem-Estar, as duas técnicas foram unidas para oferecer aos homens um momento relaxante, mas focado em suas atividades diárias, como a prática de esportes — afinal, o espaço está estrategicamente localizado na vizinhança do Parque do Ibirapuera. A Vivência Esportiva Reestruturação, por exemplo, melhora a amplitude de movimentos e a flexibilidade dos músculos, além de reduzir o tempo de recuperação entre os exercícios. A sessão de uma hora sai por 330 reais.
23. Mais Natural
Novas próteses de silicone para os seios, no mercado há aproximadamente um ano, mudaram o resultado dessa cirurgia estética. Com a base mais larga, são menos projetadas (com isso, perdem aquele efeito redondo), têm as bordas mais finas e o preenchimento em gel mais fluido. “O volume se acomoda melhor na região, sem parecer que há um corpo estranho ali”, diz o cirurgião plástico Alan Landecker, dono de uma clínica bastante requisitada no Jardim Paulistano.
O material custa o mesmo que a prótese convencional. Há dez anos, o volume médio implantado era de 200 mililitros e hoje é de 300 mililitros. “As pacientes não desejam seios artificiais, como os da Pamela Anderson, mas continuam querendo seios fartos, porém naturais”, diz o médico.
24. Hidratação Injetável
Grande descoberta dos anos 80, o ácido hialurônico ganhou, recentemente, uma fórmula sintética mais fluida, que permite resultados com um grau maior de naturalidade em tratamentos de preenchimento. “As pessoas que abusaram muito dele no passado agora querem voltar atrás no visual ‘plastificado’”, conta a dermatologista Luciane Scattone, que atende em um consultório no Itaim.
Hoje, o produto é usado apenas para atenuar — não eliminar — linhas finas, marcas de expressão e a flacidez. “É tão leve que o apelidamos de hidratação injetável”, diz a médica. Os procedimentos com a nova geração do produto custam entre 600 e 1 500 reais, de acordo com a região escolhida.
25. Made for Brazil
Marcas já consagradas, como a L’Occitane, e fórmulas best-sellers, como a do gel de limpeza Effaclar, da La Roche-Posay, ganharam atenção especial no Brasil. Para se adequar à pele mais oleosa das brasileiras, a La Roche-Posay teve de mexer na receita do produto. Já a L’Occitane resolveu investir em ingredientes nacionais em sua linha L’Occitane au Brésil.
26. Efeito Molhado
No campo da maquiagem, vão-se as sombras escuras e o delineador impecável para abrir espaço à aplicação de gloss e outras texturas com brilho natural. A principal tendência na área é criar um efeito molhado sobre os olhos e as têmporas.
“Também vale aplicar óleos essenciais para criar um visual igualmente iluminado, mas sem o fator grudento do gloss”, explica Fabiana Gomes, maquiadora da M.A.C. no Brasil. “Despeje umas gotinhas na mão, esquente esfregando uma na outra, e aplique dando leves batidinhas no rosto”, indica a especialista. Só não vale para as peles oleosas, é claro.
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27. Dose Controlada
Eles são cada vez mais comuns nas prateleiras de grandes drogarias. Prometem cabelos mais fortes, unhas bem nutridas e, até, bronzeado duradouro. Esses artigos ficaram conhecidos como nutracêuticos, ou cosméticos ingeríveis. Já apareceram, inclusive, em forma de bala e bebida.
“O resultado é positivo, pois seus ingredientes são naturais. Mas, para que sejam comercializados livremente, sem receita, têm concentrações de ativos muito baixas”, diz a médica nutróloga Liliane Oppermann. “Em fórmulas manipuladas, é possível acrescentar mais benefícios em uma base de bombom, por exemplo.”
28. Rúcula na Cabeça
A onda verde chegou aos cosméticos. Produtos e tratamentos naturais, feitos a partir de ingredientes orgânicos, estão em alta. A maior representante desse segmento é a marca italiana Davines, cujas fórmulas de xampus, por exemplo, incluem rúcula, tomate e óleos vegetais, entre outros ingredientes mais comuns na cozinha do que no banheiro.
Os produtos custam a partir de 60 reais. Outras marcas, como a holandesa Keune, também investem no ramo. A nova linha So Pure é feita com extratos vegetais 100% naturais. A loção para cabelos finos e quebradiços sai por 229,96 reais.
29. Dentes Renovados
Uma máquina austríaca que custa aproximadamente 300 000 reais permite criar revestimentos para os dentes da espessura de uma casca de ovo, as chamadas lentes de contato dentárias. O resultado: uma mordida proporcional, com dentes perfeitos e adquirida em pouco tempo. “Se antes um protético levava meses para moldar todos os dentes de uma boca, hoje esse trabalho é feito em até 24 horas”, compara Marcelo Kyrillos, do Ateliê Oral.
No consultório do dentista Anderson Bernal, uma espécie de scanner faz a leitura da arcada e envia a imagem para um programa de computador, a partir do qual é possível moldar o sorriso ao gosto do freguês. “Em poucos minutos você já consegue ver o novo visual no computador”, diz Bernal. O custo, por dente, sai a partir de 1 000 reais.
30. Xô, alergia!
De acordo com levantamento feito pelo instituto Data Popular, o aumento de mulheres no mercado de trabalho influenciou diretamente no crescimento do mercado de produtos e serviços de beleza. Esse fácil acesso aos cosméticos fez com que elas usassem muitos produtos de forma inadequada e sem orientação. “Em decorrência disso, estamos vivendo um verdadeiro surto de alergias nos consultórios médicos”, conta a dermatologista Denise Steiner.
Já em resposta a esse movimento, um segmento que tem crescido bastante é o dos dermocosméticos. “Esses produtos, geralmente, são livres de conservantes e possuem alta concentração de ativos que protegem e tratam a pele”, explica a dermatologista Luciane Scattone. Hoje eles ocupam cada vez mais as prateleiras das drogarias. Um dos campeões de vendas é o hidratante corporal Hydraporin, da Mantecorp, encontrado por cerca de 75 reais.