Pausa para respirar: Virada Zen promove nove dias de bem-estar e autocuidado em São Paulo
O evento oferece mais de 600 atividades gratuitas, espalhas por todo estado

Por nove dias, moradores da cidade terão a oportunidade de fazer uma pausa na rotina para recarregar as energias durante a Virada Zen — evento gratuito que busca promover o bem-estar. Serão mais de 600 atividades espalhadas pela cidade, deste sábado (18) a 26 de outubro. “A ideia é democratizar o autoconhecimento e a saúde. Estamos vivendo um momento de muita pressão. Está todo mundo muito exausto”, explica Mariana Amaral, criadora do evento. Ela conta que a Virada surgiu em 2016, mas a procura cresceu depois da pandemia: “Antigamente as pessoas não achavam necessário um festival sobre isso”.
Dados como o relatório global World Mental Health Day 2024, divulgado pelo Instituto Ipsos, mostram que o Brasil tem um alto nível de estresse. É o quarto país da lista. “Estou com expectativa de que essa Virada traga, também, a noção de que podemos fazer algo grandioso para viabilizar oportunidades de autocuidado para quem não pode pagar”, declara Mariana Ferrão, jornalista e fundadora da Soul.Me, empresa de conteúdo e eventos focada no tema. Neste ano ela será a mediadora do festival.
A vasta programação inclui aulas de ioga, meditação, práticas corporais, terapias alternativas, workshops, exposições, mostra de filmes e documentários, palestras, além de performances artísticas e apresentações musicais (veja alguns destaques na pág. ao lado). O festival também é um espaço para novas experiências, como a Wake Festa Matinal, proposta de balada focada na saúde e em conexões sociais.
Essa e outras atividades vão ocorrer em mais de 200 pontos de São Paulo, públicos e privados. Espaços como a Casa Shakti e a Leela Yoga terão a grade de aulas aberta ao público. “Na Virada Zen, as pessoas vão poder encontrar sua forma de autocuidado”, afirma a criadora da Virada.
Nesta edição, a maratona saudável também ocupará o Centro Cultural São Paulo (CCSP). “Acho inovador a gente levar um pouco desse movimento wellness para um equipamento cultural da cidade. Lá estarão os nossos talks, práticas como sound healing e outras experiências”, explica.
Outra novidade é a presença do SUS na programação. O diretor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Adalberto Aguemi, participará da palestra “Yoga, meditação e outras práticas integrativas oferecidas pelo SUS”, no dia 22 de outubro, às 10h, no CCSP. Além disso, a secretaria vai ampliar, durante o festival, seu programa de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), proporcionando mais de 200 atividades em postos de atendimento. “As Pics ajudam na redução do estresse e na melhoria da qualidade de vida. A participação na Virada Zen é uma oportunidade de aumentar a divulgação dessas ações”, explica.
O encerramento acontecerá em um grande evento no Ibirapuera. Mariana explica que, além das meditações, palestras e experiências, como a imersão na banheira de gelo, realizada pela Ice Flow, o público terá acesso a atendimentos gratuitos no parque. Com coordenação da psicanalista Ana Lisboa, 400 terapeutas estarão prontas a realizar cerca de 1 000 atendimentos de terapia sistêmica, sem necessidade de agendamento.
Os pequenos também terão uma área especial no parque: a Tenda Zen Kids. Com programação exclusiva para o público infantil, o espaço terá práticas de ioga, meditação, contação de histórias, oficina de dança e lançamento de livros.
Destaques da programação
Movimente o corpo

Yoga nas Alturas — We Love Yoga, com Marian Heeren
Local: Heliponto do CENU
Data: 18/10, das 9h às 12h
Tai Chi Chuan Contemplativo
Local: Academia Imoto, Vila Mariana
Data: 25/10, das 8h30 às 10h
Street e Video Dance
Local: Casa Sol, Butantã
Data: 24/10, das 9h às 11h
Superioga com Paulo Junqueira
Local: Parque Ibirapuera
Data: 26/10, das 9h às 10h
Para relaxar

Respiração consciente: teoria e prática com Gustavo Burger
Local: Kurma Spa, Vila Madalena
Data: 20/10, das 11h30 às 12h30
Sentir Ser. A meditação, as emoções e a espiritualidade
Local: Canto da Alma, Brooklin
Data: 24/10, das 10h às 11h30
Massoterapia e terapias integrativas
Local: Escola Humaniversidade, Planalto Paulista
Data: 24/10, das 9h às 20h
Terapias alternativas

Meditação contemplativa com Acquabox
Local: Parahaus, Alto de Pinheiros
Data: 23 e 24/10, às 19h
Cogumelos, bem-estar e longevidade com Lorenzo Rolim
Local: Kurma Spa — Vila Madalena
Data: 21/10, das 16h às 17h
Sound healing, com Paula Goldman
Local: CCSP, Liberdade
Data: 22/10, das 19h às 20h
Imersão na banheira de gelo com a Ice Flow
Local: Parque Ibirapuera
Data: 26/10, das 12h às 15h
Conversas

Monja Coen — Virada Zen: bem-estar e meditação
Local: CCSP, Liberdade
Data: 21/10, das 14h às 14h50
Tarsila Nakao — Como a acupuntura pode ajudar na insônia?
Local: Clínica Hiraoka, Jardim Paulista
Data: 22/10, das 19h às 20h30
Bruna Lombardi — Felicidade e Manual para Corações Machucados
Local: Parque Ibirapuera
Data: 26/10, das 13h às 13h30
Virada Zen
Data: Diversos endereços
Local: 18 a 26/10
Algumas atividades exigem reserva pelo site viradazen.com.br
Publicado em VEJA São Paulo de 17 de outubro de 2025, edição nº 2966