O melhor do teatro durante o evento
Peças em cartaz nos Sescs e programação da Praça Roosevelt são ponto alto da edição 2013
Para quem gosta de teatro, a Virada Cultural é um prato cheio. Em diversos pontos da cidade, haverá performances de rua, apresentações circenses e de dança. Os Sescs da capital também prepararam uma programação especial durante o evento. Confira abaixo uma seleção do que rola de melhor nas artes cênicas durante a festa.
A temporada da peça está com todos os ingressos esgotados, mas fará uma apresentação extra durante a Virada Cultural. A direção é do experiente João Fonseca (em cartaz com mais dois espetáculos na cidade), e a adaptação do argumento do filme homônimo é do jovem Rafael Gomes, de Música Para Cortar os Pulsos.
A nova montagem de Roberto Alvim estreia na sexta (17). Com sua estética inconfundível, o prolífico diretor e dramaturgo leva para o espaço cênico do Sesc uma história ambientada num ambiente rural durante uma inundação.
► Uma História Radicalmente Condensada da Vida Pós-Industrial no Sesc Vila Mariana
A peça da paulistana Carol Mendes foi muito festejada na mais recente edição do Festival de Curitiba. A peça se iniciava num bar no meio da capital paulistana, onde os espectadores recebiam fones de ouvido por meio dos quais recebiam ordens de ir a alguns pontos próximos onde a ação ocorreria. Algo semelhante deve se desenrolar no Sesc Vila Mariana. A montagem terá duas apresentações no sábado (18): às 21h e 22h45.
► Esta Criança, no Sesc Vila Mariana
Também no Sesc Vila Mariana, será possível assistir a uma apresentação de Esta Criança, colaboração de Renata Sorrah com a Cia. Brasileira de Teatro. Em dez cenas curtas, o espetáculo que levou quatro prêmios Shell aborda a difícil relação entre pais e filhos.
► A Procissão no Sesc Pinheiros
O texto escrito e dirigido por Gero Camilo foi encenado pela primeira vez em 1997, e será reapresentado no Sesc Pinheiros. Trata-se de um monólogo acompanhado das cantoras e percussionistas Tata Fernandes, Lelena Anhaia e Ceumar. No espetáculo, Camilo interpreta uma espécie de contador de histórias que acompanha uma romaria. A apresentação está prevista para às 18h de sábado (18).
► As Três Velhas e Chorinho na Praça Roosevelt
Duas peças muito elogiadas serão encenadas na Praça Roosevelt durante o evento. A primeira, As Três Velhas, é protagonizada por Maria Alice Vergueiro, e mostra três matronas decadentes que vivem em uma velha mansão. Já Chorinho, de Fauzi Arap, apresenta o embate entre Claudia Mello, uma senhora solitária e Denise Fraga, uma moradora de rua. Confira aqui mais detalhes.
► Cacilda!!!! no Teatro Oficina
A trupe liderada por Zé Celso faz um ensaio “de gala” aberto ao público da virada, a partir das 18h de sábado (18) de Cacilda!!!!, novo espetáculo que faz parte de um ciclo de homenagens do Teatro Oficina à atriz Cacilda Becker (1921-1969). Os ingressos serão distribuidos com uma hora de antecedência.
► PEÇAS COM PREÇO PROMOCIONAL
Durante a Virada Culural, dois espetáculos em cartaz vão oferecer ao público um desconto especial no ingresso. Oréstia, em cartaz no Teatro Augusta oferecerá meia-entrada a todos os espectadores. Quem já paga metade do valor, como os estudantes, pagarão apenas um quarto do preço normal: R,50. Já a comédia Um Edifício Chamado 200, em cartaz no Teatro do MUBE fará as apresentações dos dias 17/05 a 19/05 com ingressivo vendido a preço único de R$ 15.
►COMÉDIA DE IMPROVISOS E STAND-UP
Além do já tradicional palco de stand-up, uma das atrações de maior sucesso da Virada Cultural, o Comedians Comedy Club também comemora o evento com uma sessão extra no sábado, às 2h.