Time japonês Kashiwa Reysol pretende fazer história na Copinha
Equipe busca classificação inédita; Confira outros clubes internacionais convidados que já participaram da Copa São Paulo de Futebol Junior
Na última sexta (3) a bola começou a rolar pela Copa São Paulo de Futebol Júnior 2014. A Copinha, como é chamada, é uma das primeiras competições oficiais do ano e costuma revelar talentos das categorias de base que irão atuar nos times principais, como foi o caso de craques como Rogério Ceni, Cafú, Raí e Robinho. Além dos times tradicionais, como Santos, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, a competição conta também com equipes convidadas. como o Kashiwa Reysol, do Japão.
O torneio começou em 1971. Desde 1980, quinze equipes de fora do Brasil já foram convidadas para participar. Este ano, o Kashiwa Reysol pretende fazer história, já que até hoje nenhum time internacional chegou a passar da primeira fase do campeonato. Os japoneses estrearam com um empate diante do São Paulo e uma vitória por 2 a 1 de virada sobre o Grêmio Barueri.
A equipe principal do Japão é comandada pelo técnico brasileiro Nelsinho Batista, que fez questão de vir ao Brasil para acompanhar de perto o desempenho dos novatos.
Confira outras equipes internacionais que já participaram do torneio:
- 1980 – Providencia (México)
- 1981 – Velez Sarsfield (Argentina)
- 1982 – Velez Sarsfield (Argentina)
- 1985 – Bayern de Munique (Alemanha)
- 1988 – Universidad Guadalajara (México)
- 1993 – Boca Juniors (Argentina) e Peñarol (Uruguai)
- 1994 – Cerro Porteño (Paraguai)/ Nagoya Grampus Eight (Japão)
- 1995 – Seleção sub 20 do Japão
- 1996 – Yomiuri Verdy (Japão)
- 1997 – Cerro Porteño (Paraguai)/ Seleção sub 20 da China
- 2010 – Al-Hilal SFC (Arábia Saudita)
- 2014 – Kashiwa Reysol (Japão)