Dez coisas que você só encontra no Shopping Eldorado
Da horta no teto a fósseis em pisos de mármore no segundo andar: o que o tradicional centro de compras tem de especial
Quem nunca se confundiu com os pisos do Eldorado e ficou procurando uma loja no andar errado? Ou fez um mapa mental para se lembrar onde estaria o banheiro mais próximo? Ainda mais comum é se enganar com os átrios e ficar se perguntando “cadê a farmácia que estava aqui?”. Inaugurado na década de 80, o Shopping Eldorado abriga diversas peculiaridades que, às vezes, nem o frequentador mais assíduo se dá conta. Selecionamos abaixo dez coisas que só existem no Eldorado (e parte delas você provavelmente não sabia):
1. No parque KidZania dá vontade de voltar a ser criança só para passar um tempo se divertindo na cidade em miniatura, que tem até simulação de incêndio.
2. Diretamente do bairro do Limoeiro, onde vivem os inesquecíveis Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali, a loja Passatempo oferece produtos da Turma da Mônica, dos Minions e até do Olaf, personagem do filme Frozen.
3. A novela Guerra dos Sexos foi gravada em 1983, em São Paulo, e contava a história dos primos Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran) brigando pelo controle da megaloja Charlô’s. As cenas que mostravam o grande empreendimento foram rodadas no shopping, recém-inaugurado na época. Confira aqui o vídeo em que Bimbo (como Autran era carinhosamente chamado pela rival) chega ao local.
+ Exclusivo: Parque da Mônica vai abrir para o público no próximo domingo, 5 de julho
4. Essa lojinha dá vontadinha de falar tudinho no diminutivo. A Casinha Pequenina oferece apenas peças em miniatura. São cadeiras, mesas e comidinhas (de mentirinha, claro).
5. Um dos mais antigos registros de fósseis no Brasil encontra-se nos pisos de mármore do segundo andar. São evidências de atividades de organismos que viveram há mais de dois bilhões de anos.
6. A academia de ginástica BodyTech, que fica no subsolo do shopping, é a maior da América Latina. São 9 300 metros de estrutura, incluindo quadra, área de musculação e duas piscinas olímpicas. Haja fôlego para esse treino!
7. Como não reparar nos desenhos diagonais de vidro que se formam no teto? Eles ficam ainda mais bonitos com a clássica decoração de natal, que aparece por lá todos os anos.
+ 31 coisas que todo paulistano que está de dieta pensou nos últimos meses
8. Para os apaixonados pelo palco, a escola Macunaíma oferece cursos de teatro no terceiro piso, ao lado da praça de alimentação.
9. Se aquele colar que você tem um apreço especial arrebentou, não se desespere. No primeiro subsolo o Pronto Socorro de Bijuterias Gabriela faz o conserto na hora. Ufa!
+ 16 guloseimas que não deveriam ter saído de circulação
10. No telhado do prédio, em uma área de 3 000 metros, há uma horta adubada pelos resíduos orgânicos produzidos na praça de alimentação do próprio shopping. Os legumes e verduras são 100% orgânicos, não têm agrotóxicos e são distribuídos aos funcionários do Eldorado. Na próxima colheita terá alface, manjericão, pimentão, beterraba, rúcula e agrião.