Seis peças para aplaudir na Virada Cultural
O Palco Praça Roosevelt, na região central, apresenta espetáculos ao ar livre durante o evento
1. Chorinho: Claudia Mello divide o palco com Denise Fraga na comédia dramática. Em cena, estão os constantes encontros entre uma solteirona aposentada e uma moradora de rua. A dupla brilha ao mostrar leveza mesmo diante de temas duros, em um texto que promove uma incômoda reflexão. Dire-ção de Fauzi Arap e Marcos Loureiro.
2. Palhaços: divertida e profunda, a tragicomédia de Timochenco Wehbi discute o valor e o peso das escolhas na vida de cada um. O palhaço Careta (Dagoberto Feliz) recebe no camarim um de seus fãs, Benvindo (Danilo Grangheia). A ocasião envereda por um bate-papo pesado, com desdobramentos trágicos, em um veículo perfeito para os atores. Direção de Gabriel Carmona.
3. O Terraço: é uma boa chance para conferir a comédia de Jean-Claude Carrière dirigida por Alexandre Reinecke. Ilana Kaplan, Marat Descartes, Henrique Stroeter, Flávia Teixeira e Hugo Coelho vivem os personagens que circulam por um apartamento e seu terraço no momento da separação de um casal interpretado por Vera Zimmermann e Marco Antônio Pâmio.
4. Ifigênia: inspirado na tragédia de Eurípides, o dramaturgo Cássio Pires criou o texto para a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico. Agamemnon, comandante grego que se prepara para atacar Troia, é compelido a sacrificar a fi-lha Ifigênia para que a deusa Artemis interrompa o período sem ventos que impede a saída da embarcação. Direção de Marcelo Lazzaratto.
5. Rabbit: o drama de Nina Raine faz um retrato da classe média nascida na década de 80. Com direção de Eric Lenate, a montagem dá vida a esse grupo por meio de cinco personagens inseguros, criados sob a superprote-ção dos condomínios e das escolas particulares. No elenco estão Julia Ianina, Paula Weinfeld, Jorge Emil, Lilian Damasceno e outros.
6. As Três Velhas: escrita pelo dramaturgo e cineasta chile- no Alejandro Jodorowsky, a tragicomédia é ambientada em uma noite transformadora. Duas velhas marquesas (os atores Luciano Chirolli e Danilo Grangheia) vivem em uma mansão ameaçadas pela fome e têm como companheira uma centenária criada, interpretada pela também diretora Maria Alice Vergueiro.