Ícone da música brasileira, Rita Lee morre aos 75 anos
"Rainha do rock", a cantora e compositora paulistana deixa legado imortal de potência e irreverência na música nacional
Uma das maiores artistas brasileiras da história, Rita Lee morreu no fim da noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos.
+ Confira detalhes sobre o velório de Rita Lee em São Paulo
A cantora e compositora paulistana vinha enfrentando problemas de saúde desde o diagnóstico de um câncer de pulmão, em 2021. Após quase um ano de tratamento, a doença retrocedeu, e o tratamento foi interrompido.
O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h. O corpo de Rita será cremado em cerimônia particular.
Ícone da música brasileira, ficou conhecida pelo título de “rainha do rock”, mas sua carreira foi muito maior que isso.
Começou no movimento tropicalista, com a banda paulistana Os Mutantes, em 1966, ao lado dos irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista. Após ser expulsa do grupo em 1972 por desentendimentos com os Baptista, que decidiram seguir caminho com o rock progressivo, partiu em carreira solo.
Na sua discografia, álbuns primorosos atestaram sua qualidade como compositora, como Fruto Proibido (1975). Em 1976, conhece um músico e produtor que viria a ser o seu parceiro de vida, o carioca Roberto de Carvalho.
Juntos, formaram uma das parcerias mais bem sucedidas da música brasileira. Com a mesma maestria que seguiu compondo e gravando músicas rockeiras, fez hits pop de primeiríssima qualidade como Chega Mais, Lança-Perfume, Mania de Você e Caso Sério.
O sucesso e a qualidade acompanharam toda sua carreira, até seu último disco de inéditas, Reza (2012), cuja música título foi mais um hit, após entrar para a trilha da novela Avenida Brasil (2012). Naquele mesmo ano, se aposentou dos palcos e passou a viver uma vida reclusa em seu sítio no interior paulista.
Em 2016, lançou sua autobiografia, Rita Lee: uma autobiografia (Globo Livros), em que detalha momentos importantes e polêmicos da sua carreira. Sempre irreverente, criou uma imagem única de rebeldia e originalidade.
Nos últimos anos de vida, viveu próxima à família e de seus três filhos, Beto, Antônio e João. Rita também deixa dois netos, Izabella e Arthur.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.