Paulistanos recitam poema de Shakespeare na quarentena
Inglês escreveu texto sobre o amor enquanto Londres enfrentava isolamento imposto pela peste bubônica
A atriz e diretora de teatro Mika Lins publicou nas suas redes sociais dois vídeos em que reúne personalidades que recitam um soneto de William Shakespeare, o 116, que fala sobretudo sobre amor e união. O texto foi publicado em 1609: entre 1603 e 1613 Londres foi acometida por surtos de peste bubônica (infecção transmitida pelo rato para o humano, que pode infectar outras pessoas por secreções).
Na época era comum a determinação de quarentena para a população da cidade quando o número de mortes se elevava. No período, além do soneto, o inglês escreveu peças como Macbeth e Rei Lear.
A primeira produção foi publicada no último sábado (4) e também nesta segunda-feira (6). Os vídeos reúnem, além de Mika, outros atores como Bárbara Paz, Diego Machado, Amazyles de Almeida e Bel Kowarick. Aparecem também a jornalista Sylvia Colombo e a designer Karla Troccoli.
Eles se revezam para dar voz a trechos do texto, como “Amor é um marco eterno, dominante, Que encara a tempestade com bravura; É astro que norteia a vela errante, Cujo valor se ignora, lá na altura. Seu alfange não poupe a mocidade”. Confira os vídeos: