Oportunidade para recomeçar, com Leo Precioso
O fundador do Instituto Recomeçar conta como é qualificar egressos do sistema prisional para estruturar um novo caminho social, emocional e profissional
O que você escolhe fazer todos os dias com a sua liberdade? A pergunta ganha ainda mais profundidade quando alguém egresso do sistema prisional tem que respondê-la. No episódio #136 do podcast Jornada da Calma, a jornalista Helena Galante conversa com Leo Precioso, fundador do Instituto Recomeçar (@recomecar360). Leo busca ferramentas do universo corporativo, como estabelecimento de metas, para ajudar quem está em busca de estruturar um novo caminho social, emocional e profissional.
Ele conta sobre a situação de vulnerabilidade que antecedeu seu envolvimento com a criminalidade – e qual foi o ponto de virada para escolher um novo caminho: “Numa saída temporária, quando conheci minha filha, eu entendi que eu fazia falta. Minha vida não estava sendo importante para mim, mas era importante para os outros.” Diante do reconhecimento da sua importância, e da importância de todos, fez um pacto com a sociedade, para tratar a questão do egresso como uma questão de sobrevivência social. “Nós estamos resgatando as pessoas do mesmo calabouço que nós saímos.”