O que esperar do Rio2C: evento de criatividade movimenta capital carioca
Programação com 1.600 palestrantes começa na terça (27) e tem produtora de Pedro Almodóvar, Lulu Santos, Xamã, Gaby Amarantos e Marina Sena

Os olhares da indústria criativa voltam-se para o Rio de Janeiro nesta semana. A partir de terça-feira (27), a capital carioca recebe o evento de criatividade Rio2C (Rio Creative Conference), na Cidade das Artes.
A edição deste ano reúne 1.600 palestrantes em 21 palcos simultâneos, em uma agenda que vai até domingo (1°). Sobem ao palco profissionais de áreas como cinema, música, moda, literatura, esporte, games, ciências, meio ambiente, educação, tecnologia e arquitetura.
Com o tema “No limiar da perfeição”, a ideia é abordar o contraste entre a exatidão da tecnologia e as imperfeição do ser humano. “É uma provocação sobre essa promessa de perfeição, trazida pela transformação digital, versus a imperfeição humana”, comenta Rafael Lazarini, CEO da Rio2C. “Trazemos questão super em voga da inteligência artificial, desde os impactos na produção criativa até uma perspectiva de saúde mental e aspectos éticos de regulamentação.”
Entre os convidados internacionais estão: Esther Garcia, produtora que trabalha com o cineasta espanhol Pedro Almodóvar há mais de quatro décadas; o produtor executivo Diego Ramírez e a roteirista Camila Brugés, da série Cem Anos de Solidão, da Netflix; Bella Freud, bisneta do inventor da psicanálise, em conversa sobre moda.
Nomes nacionais de peso também estão na programação, principalmente da música. Alguns destaques são Lulu Santos, Dinho Ouro Preto, Xamã, Gaby Amarantos, Marina Sena, Duda Beat e Xande de Pilares. “É quase um Rock in Rio, os artistas só não cantam”, brinca Lazarini.
A diversidade, um dos pilares do evento, espalha-se em diferentes temas e formatos. Além de palestras, há rodadas de negócios, summits, mentorias, masterclasses, workshops, pitchs, encontros e até uma premiação de cinema.
Os assuntos giram em torno de discussões do momento. Duas pautas proeminentes são a da moda, que ganha destaque com o Summit Fashion System, e a ambiental, em vista da realização da COP 30 neste ano no país. “Temos um olhar para a sustentabilidade desde o princípio do Rio2C, mas é ainda mais especial neste ano”, acrescenta o executivo.
No fim de semana, ocorre o encerramento com o Festvália, festival com atrações culturais e talks para o público jovem, principalmente universitário.
Em paralelo, a capital carioca é movimentada por eventos espontâneos e de parceiros. Um exemplo é a celebração de 120 anos da Light, empresa de distribuição de energia elétrica do Rio, com uma orquestra sinfônica no Theatro Municipal.
“Acreditamos em transformar o Rio nesta semana em sede da indústria brasileira”, afirma Lazarini. “As pessoas vêm marcar encontros, porque sabem que o mercado já está por aqui nesta semana, o número de eventos paralelos cresce cada vez mais. Temos várias delegações estrangeiras vindo para o evento.”
Segundo o CEO do evento, delegações de 39 países desembarcam na cidade nesta semana, com destaque para a da França, que comemora o ano do Brasil.
A programação completa do evento está no site do Rio2C.