Moacyr Luz recebe alta após realizar uma cirurgia na cabeça em SP
O procedimento aconteceu nesta terça-feira (14) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo

O sambista Moacyr Luz foi liberado do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, nesta quinta-feira (16). O artista recebeu alta após realizar uma cirurgia de cinco horas na cabeça para tratamento do Parkinson avançado, doença que ele enfrenta desde 2008.
A notícia foi publicada no Instagram de sua esposa, a jornalista Marluci Martins, via stories. “Moa já liberado do hospital”, escreveu. No vídeo ela mostra um funcionário do hospital cortando a pulseira de internação de Moacyr, carinhosamente conhecido como Moa.

O sambista também gravou um vídeo após o procedimento para falar que estava bem, o que foi compartilhado no perfil dele e da jornalista nesta quarta-feira (15). “Estamos juntos. Não é dessa que eu vou não”, brinca.
Cirurgia na cabeça
O sambista passou por uma cirurgia na cabeça nesta terça-feira (14) no Hospital Israelita Albert Einstein. Considerado um dos mais modernos no tratamento de Parkinson, o procedimento tinha previsão para durar cinco horas.
Chamada de Estimulação Cerebral Profunda (ECP) é um tratamento neurocirúrgico que consiste na implantação de eletrodos em áreas específicas do cérebro para regularizar a atividade dos neurônios afetados.
Durante o procedimento, o paciente é acordado para responder a alguns estímulos. A ECP é realizada quando os medicamentos não fazem mais efeito. No caso de Moacyr, a cirurgia é realiza pelo neurocirurgião e diretor do Instituto Parkinson Hoje, Erich Fonoff.