MIS tem programação especial em homenagem aos 80 anos de Chico Buarque
Exibição de filmes, lançamento de disco e debates integram a agenda do mês no museu
Chico Buarque comemora 80 anos no dia 19 e, para celebrar a data, a programação de junho do Museu da Imagem e do Som (MIS), intitulada “Chico 80”, tem eventos temáticos em homenagem ao ícone da MPB, que inclui programas fixos e inéditos.
No domingo (9), às 14h, será exibido o filme Os Saltimbancos Trapalhões, como parte do Cine Kids. O longa de 1981 com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias é baseado na peça Os Saltimbancos, traduzida e adaptada por Chico.
Na próxima quinta-feira (13), às 20h, o Doc.MIS exibe Uma Noite em 67 (2010), filme de Renato Terra e Ricardo Calil que retrata o 3º Festival de Música Popular Brasileira, de 1967, do qual Chico Buarque fez parte.
O dia 16, domingo, tem dois eventos. Às 15h, o filme Ópera do Malandro, baseado no livro homônimo escrito por Chico, será exibido com trilha sonora ao vivo executada pelos músicos Cíntia Gasparetti, Cris Cunha, Tâmara David, Paulo Viel e Eduardo Contrera, como parte do programa Cinematographo.
Às 16h, a programação do CineCiência traz a cinebiografia do pai de Chico, o historiador Sérgio Buarque de Holanda. Após a exibição de Raízes do Brasil (2004), ocorre um debate com o professor Pedro Meira Monteiro, que aborda a relação entre as obras de pai e filho. A mediação é de José Luiz Goldfarb.
No dia 22, um sábado, às 20h, o MIS sedia o lançamento do CD físico Claudette canta Chico, liberado em março deste ano digitalmente. Claudette Soares estará presente para uma sessão de autógrafos e um show.
No dia 27, o programa mensal do museu Clube do Filme do Livro exibe Benjamin (2004), adaptação para as telonas do livro homônimo de Chico Buarque. A diretora e roteirista do longa, Monique Gardenberg, estará presente para um debate.
Museu da Imagem e do Som. Avenida Europa, 158, Jardim Europa.