Mercadão ganhará melhorias na calçada e na iluminação
Ministério do Turismo repassará 6 milhões de reais para a reforma no entorno do espaço inaugurado em 1933
Em seu aniversário de 81 anos, celebrado neste sábado (25), o Mercado Municipal ganha um presente: o Ministério do Turismo repassará 6 milhões de reais para a revitalização do entorno, com melhorias na iluminação e nas calçadas. Também há promessa de construção de uma garagem subterrânea em parceria com a iniciativa privada ao longo dos dois próximos anos.
Inaugurado em 1933, o prédio projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo — e com vitrais do artista russo Conrado Sorgenicht Filho — é um marco da capital. Em sua trajetória, não estocou apenas alimentos: durante a Revolução de 1932, foi usado como depósito de armas e munições.
Seria superado em movimento pelo Ceagesp, na Lapa, nos anos 70, época em que começou a mudar de perfil, trocando a venda de artigos simples no atacado pelo comércio varejista de linha mais gourmet. Hoje, cerca de 1 600 funcionários movimentam 1 000 toneladas de produtos por dia. Anualmente, mais de 10 milhões de pessoas, metade delas turistas, circulam por ali.