Avatar do usuário logado
Usuário

Luis Melo apresenta visão apocalíptica do mundo em peça sem palavras

O intérprete de Atílio de <em>Amor à Vida</em> estreia <em>Ausência</em>, no Sesc Ipiranga

Por Bruno Machado 9 jun 2013, 18h28 | Atualizado em 5 dez 2016, 15h55
Atilio - Amor à vida
Atilio - Amor à vida (TV Globo/Divulgação/)
Continua após publicidade

Um mundo futurista no qual imperam o caos, a fome, a sede e a solidão. Esse é o mote de obras distópicas como 1984 de George Orwell, Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick e Ausência, colaboração da companhia franco-brasileira Dos à Deux com Luis Melo, que estreiou no Sesc Ipiranga neste sábado (8). Ambientada em uma Nova York futurista, num cenário que poderia ser do longa Blade Runner (1982), a peça usa apenas gestos para se comunicar com o público.

+ Mais sobre Teatro

Encarar o teatro gestual foi um dos grandes desafios para Melo que, durante muito tempo, trabalhou ao lado de Antunes Filho, no CPT, a palavra como expressão máxima. “O processo foi muito trabalhoso. Durante seis meses, eu, o André Curti e o Artur Ribeiro fomos despindo o espetáculo. Nossa prioridade era a simplicidade”, afirma.

Segundo Melo, a vontade de trabalhar com a companhia de André Curti e André Ribeiro é de longa data. “Faz tempo que nutrimos uma admiração mútua pelo trabalho um do outro. Nos aproximamos através de um produtor, e quando vimos, já estávamos trabalhando juntos”.

Continua após a publicidade

 

O resultado, além de capitais como Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre também fez uma temporada na França, com apresentações em Paris, Bayonne, Elancourt e Aubergenville.  “A mensagem é universal, e atinge todos os públicos. Por não ter palavras, é um espetáculo muito acessível. Na França, vi muitos deficientes auditivos na plateia”, explica Mello.

Foi durante essa temporada francesa que o ator recebeu o convite de Wolf Maya e Mauro Mendonça Filho para participar de Amor à Vida, atual folhetim das 9h. “Eu dificilmente faço dois trabalhos simultâneos e estava muito preocupado em conciliar os ensaios de Ausência com as filmagens no Rio. O Wolf e o Mauro, que também são do teatro, me convenceram que iria dar certo. Por enquanto, está tudo correndo bem e estou muito feliz com os dois trabalhos”, afirma o intérprete de Atílio, que perdeu a memória num acidente de carro arquitetado pelo vilão Félix (Mateus Solano).

Quanto ao futuro do personagem, Melo faz segredo. “As pessoas me param na rua para perguntar o que vai acontecer com o Atílio, mas eu também não sei.  Eu acho que esse fator surpresa é o que mais diverte o público da novela, e a mim também”, diverte-se o ator.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês