Continua após publicidade

Leoa “paulistana” dá à luz dois filhotes no Zoológico de São Paulo

Mamãe Amira e os dois bebês foram transferidos à maternidade do zoo; visitantes podem acompanhar imagens dos três por meio de um telão

Por Humberto Abdo
Atualizado em 28 Maio 2024, 09h10 - Publicado em 21 jan 2023, 20h59

Em julho de 2022, a equipe de “cupidos” do Zoológico de São Paulo decidiu aproximar um casal de leões: Django, que chegou ao Zoo em agosto de 2016 direto do Zoológico de Copenhagen, e a “paulistana” Amira, nascida em maio de 2018. Django e Amira só puderam ficar juntos graças a uma análise da árvore genealógica de ambos – que acabam de receber dois bebês na maternidade do local.

 “Só conseguimos realizar essa análise porque somos membros do Species360, uma plataforma científica de gerenciamento de dados dos animais que vivem em mais de 1 000 zoológicos em 90 países”, explica Ariel Tandello, biólogo chefe do Zoo Safári de São Paulo. “É um dos principais instrumentos utilizados para indicar o histórico de parentesco de cada um dos leões mantidos sob cuidados humanos. Com base nas suas informações é possível saber, por exemplo, onde nasceram e viveram seus antepassados. Dessa forma, nascem filhotes geneticamente saudáveis e que poderão dar sequência a programas de conservação.”

Respeitando o hábito das leoas de se isolarem nos primeiros meses, para ter tranquilidade e dedicar cuidados intensivos aos bebês, o Zoo SP mantém Amira e os dois filhotes em um espaço exclusivo e sem interação humana. Por conta disso, a mamãe e os dois leõezinhos permanecem em uma área da maternidade. Daqui a alguns meses, após a apresentação dos filhotes ao pai, toda a família poderá ser vista na área de visitação.

Enquanto isso, a partir deste sábado (21), os frequentadores poderão acompanhar imagens especialmente selecionadas da maternidade com os melhores momentos de interação entre Amira e os leõezinhos. Também será possível interagir com a equipe de educação do zoológico para  saber mais sobre a família de leões.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.