Laboratório de Química do Museu Catavento reabre
Local foi repaginado pela primeira vez, desde 2009, com novos materiais e experimentos, como o que mostra a reação ao luminol
Depois de dez dias fechado para reformas, o Laboratório de Química do Museu Catavento reabriu na terça (29) com uma nova cara. Em parceria com a Unipar, empresa do setor químico e petroquímico, o local foi repaginado pela primeira vez, desde 2009, com novos materiais e experimentos. Agora o laboratório abriga testes como o de chama, no qual diferentes substâncias são queimadas para revelar cores específicas que são associadas a elementos químicos, como o verde do cobre. Outro destaque é a reação com luminol, que produz uma intensa luz azulada, semelhante à utilizada em investigações forenses.
O público também poderá observar a formação de bolhas de hidrogênio em reações entre metais e ácidos, exemplificando de maneira prática a liberação de gases inflamáveis. Para acessar o laboratório, os visitantes devem retirar uma senha e assim que a vez chegar, poderão realizar e acompanhar esses experimentos com os supervisores do museu por 30 minutos. Livre.
Museu Catavento. Avenida Mercúrio, s/n, Parque Dom Pedro II, ☎ 3315-0051. Ter. a dom., 9h/17h. R$ 9,00 e R$ 18,00.