Livro virtual conta crônicas de passageiros de ônibus da madrugada
Grupo de amigos cria obra em rede social a partir de relatos que escutaram no transporte que circula nas altas horas
Três garotos embarcaram nos ônibus que circulam na madrugada paulistana durante três meses atrás de histórias que envolviam os passageiros. O coletivo, que funciona em 151 linhas que percorrem os principais trajetos na cidade entre meia-noite e 4 horas, nomeia também o projeto literário: Noturno.
Os relatos, engavetados desde 2016, deram vida às narrativas que formam o instalivro (obra em formato de livro no Instagram) @cronicasnoturno. Os textos foram publicados por Lucas Alves, 25, Marcos Candido, 27, e Rafael Moura, 29, entre novembro de 2020 e abril deste ano. Os colegas se conheceram na faculdade enquanto cursavam jornalismo e compartilhavam o gosto em escrever crônicas.
“Dependemos do transporte público a vida inteira. Quando os ônibus noturnos foram criados, ficamos maravilhados porque a gente podia dar rolé sem esperar o metrô abrir às 4h40 (aplicativos de transporte ainda não eram tão conhecidos). Depois surgiu o interesse em descobrir quem são as pessoas que usam aquele meio de transporte”, explica Lucas.
Entre as histórias dramáticas ou cômicas, estão a de um chapeiro de padaria que sofre com homofobia, de um grupo de garçons que aposta tudo o que ganha no baralho e de uma motorista de ônibus, dona de um “bigode fino”, que ama o que faz. “O noturno oferece um cenário diferente daquele enfrentado durante o dia — onde há assentos lotados e pressa para chegar em casa. O espaço se torna um lugar acolhedor e íntimo. Sentávamos ao lado dos viajantes para trocar ideia ou só observávamos o que acontecia ali”, diz o jornalista.
A designer Tuia (@eusouatuia), 30, amiga dos autores, é responsável pelas ilustrações do projeto. São predominantes o amarelo, tons de roxo e formas geométricas que retratam o principal elemento de cada história.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 02 de junho de 2021, edição nº 2740