Continua após publicidade

Green Nation: voo de asa delta e viagem a Antártica

Com atrações e experiências baseadas em realidades virtuais, o evento que chega pela primeira vez a São Paulo começa neste domingo (24)

Por Camila Pusiol
Atualizado em 20 mar 2019, 12h04 - Publicado em 19 mar 2019, 22h34

Já pensou em conhecer as regiões brasileiras através de um voo de asa delta ou, quem sabe, viajar no tempo para encontrar o DNA de espécies extintas? Visitar a Antártica também parece difícil, não é mesmo? Durante o festival Green Nation, os paulistanos terão a oportunidade de vivenciar isso e muito mais através da realidade virtual. Em sua quinta a edição – a primeira em São Paulo -, o evento que discute questões de sustentabilidade ocupará o Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque do Ibirapuera a partir deste domingo (24) até o domingo (31). 

Na programação, totalmente gratuita, estão palestras, exposições, filmes, painéis e espetáculos teatrais. O grande destaque, no entanto, fica para as instalações interativas. Ao todo serão mais de 56 horas de atrações que prometem mudar as visões dos visitantes sobre meio ambiente. “Através de experiências únicas, inéditas e diferenciadas queremos fazer com o que os visitantes percebam que eles são cidadãos ambientais e planetários que podem pensar, viver e sentir a sustentabilidade”,  explica Marcos Didonet, 56, diretor geral do Green Nation.

Na experiência “Canto da Sereia”, será possível se encantar com as tartarugas, salvar um tubarão, encontrar arraias e “nadar” com as águas vivas (Karina Zambrana/Divulgação)

As experiências são um convite para repensar a sustentabilidade, independentemente da faixa etária dos visitantes,  e para lançar um olhar crítico sobre a magnitude da água, a importância do reflorestamento e o uso integral dos alimentos.

“A mensagem que queremos passar é a necessidade de uma mudança na atitude”, afirma Didonet. “Ao trazermos a cidadania planetária para o centro da edição, nós abordamos os vários olhares que envolvem a sustentabilidade. Além de colocamos em pauta nosso papel como cidadãos capazes de transformar a realidade”.

Os visitantes aproveitam uma “viagem” em uma asa delta sobre águas do mar, dos rios, das lagoas e das cachoeiras (Karina Zambrana/Divulgação)

Ao todo quatrocentas pessoas participaram desde o planejamento até a execução do festival. “Recebemos muitos pedidos para vir para São Paulo e nossa expectativa, neste primeiro momento, é enorme. São Paulo é o motor do Brasil e para nós é muito importante estarmos aqui”, comemora Marcos.

Nascido em 2012, juntamente com a conferência Rio+20,  o Green Nation “é um movimento que promove ações que buscam educar e gerar debates sobre temáticas sustentáveis”, afirma Marcos. Nesta edição, por exemplo, uma das palestras será com o químico alemão Michael Braungart, criador do conceito de economia circular. O químico defende, entre outras coisas, novas soluções para artigos hoje descartados. “Desde a sua idealização, o Green Nation teve como desafio oferecer vivências que propiciassem uma nova consciência e levassem o público a ter outras atitudes”, sintetiza o criador.

Continua após a publicidade

Na experiência “Submarino”, os “tripulantes” navegam conhecendo o fundo do oceano e compreendendo sua importância para os diversos ecossistemas

Confira abaixo alguns destaques da programação. Mas atenção: para participar de boa parte das atividades, que possuem lugares limitados como os painéis e oficinas de criação, é necessário efetuar inscrição previamente no site do evento.

PAINÉIS 

Os painéis receberão grandes nomes como a americana Alexa Clay, que falará sobre a chamada Economia dos Desajustados. Coautora do best-seller The Misfit Economy, Clay entrevistou piratas, hackers e gangsteres de Nova York para demonstrar que esses desajustados têm mais em comum com os empreendedores do Vale do Silício do que se imagina. A palestra ocorre na quinta (28), a partir das 10h. Já no sábado (30), também às 10h, o químico alemão Michael Braungart falará sobre Design para a Abundância onde mostrará ao público os conceitos de “economia circular” e “design para a abundância”, sobre reutilização de recursos. 

Continua após a publicidade

 MOSTRA DE CINEMA

Todas as tardes, o palco do festival receberá documentários, filmes, produtores, diretores e outros profissionais para dialogar com o público sobre suas produções. A  programação completa pode ser consulta no site do evento.

Em um game, os visitantes terão que carregar baldes de água enquanto enfrentam diferentes obstáculos (Divulgação/Divulgação)

TEATRO

Na segunda (25) e terça (26), às 10h, o Green Nation será palco do monólogo Diário de Bitita que traz o relato biográfico da escritora Carolina Maria de Jesus sobre o cotidiano de catadora de papel.

 OFICINAS MAKER

Continua após a publicidade

Entre os dias 25 e 31 de março, das 9h às 11h, o evento oferecerá oficinas que convidarão o público a mostrar seu lado inventivo, dando vida a suas ideias.

EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS (confira todas aqui)

Asa Delta.  Por intermédio da realidade virtual, os visitantes aproveitam uma “viagem” em uma asa delta sobre águas do mar, dos rios, das lagoas e das cachoeiras. O voo mostra como a água é usada no transporte, alimento e energia.

Estação Antártica. Vai ser possível ir ao continente mais gelado do Globo, sem sair do lugar. O ambiente da instalação simula a Estação Comandante Ferraz, mostrando um pouquinho da vida dos cientistas por lá. Será possível saber como é viver no frio extremo, sentir a neve e compreender a importância da Antártica para o planeta.

Estação Antártica (Arquivo Green Nation/Divulgação)

O problema da seca. A seca extrema, infelizmente, é a realidade em algumas partes do Brasil. Nessa instalação, o visitante são convidados a imaginar sua vida sem água. Como em um videogame, eles terão que carregar baldes de água e ter que lidar com os mesmos obstáculos enfrentados por famílias que vivem em área de seca. Mostrando como o desperdício de água influência a vida de milhares de pessoas.

Continua após a publicidade

Sabores e sentidos. Numa cenografia que imita um caixote gigante de frutas e legumes, os visitantes verão porque o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo. Em seguida, eles serão convidados a  experimentar, de olhos vendados, pratos feitos com aproveitamento integral de alimentos.

Nave espacial do futuro.  Ambientada no ano 2200, a Nave Espacial conduzirá os visitantes para uma viagem no tempo, com o auxílio de óculos de realidade virtual. Os tripulantes viajarão até 2018 pousando na floresta da Cantareira (Mata Atlântica), onde tentarão encontrar os dados essenciais para reconstruir geneticamente espécies extintas.

O evento agrada visitantes de todas as idades (Karina Zambrana/Divulgação)

 

SERVIÇO: Green Nation 2019

  • De 25 a 31 de março
  • Local: Parque Ibirapuera – Pavilhão das Culturas Brasileiras
  • Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana
  • Horário: Segunda, terça, quinta e sexta-feira: 9h às 17h (fechamento dos portões às 15h), quarta-feira: 14h às 17h (fechamento dos portões às 15h) e sábado e domingo: 10h às 18h (fechamento dos portões às 16h).
  • Grátis.
  • Inscrições no site www.greennation.com.br
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.