Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Farol Santander abre mostra que revisita brinquedos parte da memória dos brasileiros

Mostra reúne objetos clássicos e tem ambientação de época

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 nov 2025, 18h15
exposicao-uma-viagem-ao-mundo-dos-brinquedos
Raridades: Forte Apache Casablanca  (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma exposição no Farol Santander reúne mais de mil peças representativas da história da indústria do brinquedo no Brasil. Uma Viagem ao Mundo dos Brinquedos, com curadoria de Gandhy Piorski e acervo da colecionadora Ana Caldatto, tem bonecas, jogos, carrinhos, figurinhas, autoramas, robôs e muitos outros itens que marcaram época.

A curadoria destaca a ideia de que o brinquedo é fruto da cultura do período e recriado pela imaginação da criança. São três núcleos, que abordam as décadas de 1940 a 1980, destacando como o mercado passou por intensas mudanças sociais, econômicas e comportamentais.

O primeiro núcleo destaca brinquedos que exponham as convenções de gênero e influências do cenário das décadas de 60 e 70, como a corrida espacial, a Guerra Fria e os filmes de espionagem. Nele, é possível encontrar bonecas de pano, inclusive a primeira Emília confeccionada para lojas, jogos de madeira e soldadinhos de chumbo.

Na sequência, o público confere a febre dos jogos de curiosidade científica e experimentação, com kits de química, conjuntos de engenharia, microscópios e robôs, além da evolução das bonecas para as fashion dolls.

O último núcleo destaca a popularização do plástico na indústria de brinquedos nacionais e a produção de bicicletas, skates, autoramas, figurinhas, jogos de botão e eletrônicos convivem com o início dos videogames.

Continua após a publicidade

A mostra, que ocupa a galeria do 22º andar do edifício e segue em cartaz até 1º de março de 2026, conta com uma ambientação de época, incluindo mobiliários e objetos cênicos. Alguns destaques, são as raras coleções de bonecas Susi, inicialmente lançadas em 1966, e o Forte Apache Casablanca.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês