Como estudar e trabalhar no Canadá, na Irlanda e na Austrália

Confira opções de programas de intercâmbio e cursos fora do país mais procurados nas agências para esses e outros destinos internacionais

Está a fim de fazer intercâmbio, aprender ou fortalecer uma língua estrangeira? Selecionamos os programas mais interessantes em custo benefício das agências especializadas nessas viagens.

Entre as modalidades que não param de crescer estão as que unem estudo e trabalho. Na CI, por exemplo, houve crescimento de 25% da busca por estes programas em 2018. Entre os países mais procurados para este fim estão a Irlanda, Austrália e Canadá. As agências lembram que as vagas costumam ser para áreas de manutenção e atendimento e que o aluno deve procurar o emprego por conta própria.

Dublin: programas com estudo e trabalho

Dublin: programas com estudo e trabalho (Reprodução/Veja SP)

Na Irlanda, as agências explicam que há vantagens: além do custo de vida competitivo e o inglês como língua predominante, a documentação de visto é mais flexível. Para estudar e trabalhar, é preciso contratar cursos reconhecidos pelo governo a partir de 25 semanas de duração, com vinte horas de aulas por semana. A média de salário é de 40 reais a hora.

Já para quem busca um clima próximo ao do Brasil, a Austrália é uma candidata em potencial. Cursos a partir de catorze semanas já abrem a possibilidade de trabalhar legalmente no país. O governo deixa o aluno adequar os horários e períodos de estudos e trabalho, desde que não ultrapasse quarenta horas durante quinze dias. Nas férias, os estudantes têm permissão para trabalhar por até quarenta horas semanas. Na média, os salários são de 40 reais a hora.

Vancouver: média salarial de 40 reais por hora

Vancouver: média salarial de 40 reais por hora (Reprodução/Veja SP)

O Canadá, apesar de estar na lista dos países mais procurados, tem algumas diferenças em relação aos dois primeiros. A permissão para estudar e trabalhar é válida para os alunos que aplicarem para cursos de nível superior (pós-graduação, mestrado, especialização) ou cursos de certificados, como faculdades, com duração mínima de seis meses. Esses dão direito a trabalhar por até vinte horas semanais. Há uma vantagem: os estudantes casados podem levar o cônjuge, que ganha permissão para trabalhar em período integral.

Confira mais informações e opções das agências em São Paulo.

CI

Entre os países mais procurados na agência, a Irlanda, Austrália e Canadá estão na liderança. Os programas que unem estudos e trabalho na empresa cresceram 25% no ano passado. E para quem tiver interesse nesses três países, a média de salários é de 40 reais a hora. A agência destaca também destinos como Nova Zelândia e Dubai, sendo que o primeiro pode pagar 40 reais a hora e o segundo, até 100 reais a hora.

AUSTRÁLIA

Na Escola Milestones, o curso de inglês geral noturno inclui catorze semanas, com vinte aulas por semana, com acomodação em casa de família em quarto duplo, café da manhã e jantar, além de taxas, seguro e material sai a partir de 11.140 reais (cotação dia 21/02).

IRLANDA

Na Escola Icot, em Cork, o curso de inglês tem 26 semanas, com quinze aulas por semana, acomodação em residência estudantil por duas semanas, taxas e material, sai a partir de 9.400 reais (cotação dia 21/02).

CANADÁ

Na Arbustus College, em Vancouver, o curso Certificado de Prática em Marketing dura 24 semanas, duas semanas de acomodação em casa de família e em quarto duplo, café da manhã e jantar incluso, mais matrícula. Valores a partir de 15.600 reais.

A agência também destaca outros dois destinos:

NOVA ZELÂNDIA

Com tempo mínimo de catorze semanas, com carga mínima de estudo de vinte horas semanais é possível trabalhar vinte horas por semana e quarenta horas no período de férias.

Na Auckland English Academy, para o curso de inglês geral: catorze semanas, com vinte horas semanais, duas semanas de acomodação em residência estudantil, taxas, material e seguro médico e de viagem sai a partir de 12.550 reais.

EMIRADOS ÁRABES

Em Dubai, para poder estudar e trabalhar, o curso deve ter um período mínimo de doze semanas, com quinze aulas. Não há limite de tempo de trabalho. Os salários podem chegar a até 100 reais a hora e o visto é emitido pela escola.

Na English Studies, em Dubai, para o curso semi-intensivo (tarde): doze semanas com quinze horas de aulas, duas semanas de acomodação em apartamento estudantil, com quarto duplo, além do curso e taxas, tem valor a partir de 11.900 reais (cotação dia 21/02).

EF

Programa de Intercâmbio Intensivo de duas a 22 semanas:

Com datas de início flexíveis, o programa começa a partir de duas semanas. A partir de oito semanas, o aluno pode se candidatar ao programa de voluntariado ou estágio. A própria agência auxilia o aluno a encontrar o trabalho voluntário. Entre os idiomas mais procurados estão o inglês, espanhol, francês e alemão. São aceitos estudantes a partir dos 13 anos de idade.

Para Cidade do Cabo, o pacote com duas semanas de curso, acomodação em casa anfitriã, com quarto duplo, taxa de matrícula e material didático sai a partir de 5.927 reais (cotação dia 20/02).

Programa de Intercâmbio de Longa Duração:

Com foco na vivência acadêmica e cultural, o programa pode ter seis, nove ou onze meses de duração. Também há possibilidade de estágio e trabalho voluntário para os interessados. Entre os idiomas mais procurados estão inglês, espanhol e francês. Aqui, a agência ajuda o aluno a entrar no estágio ou trabalho voluntário.

Para Santa Barbara, nos Estados Unidos, o curso de seis meses, com acomodação em casa anfitriã e quarto duplo, taxa de matrícula e material didático sai a partir de 49.430 reais (cotação dia 20/02).

Intercâmbio em grupo:

Voltado para adolescentes entre 13 e 18 anos, os cursos duram de quatro a seis semanas. A turma é acompanhada por um integrante da agência que monitora a saída e chegada dos alunos. Além das aulas, há integração com alunos intercambistas de outros países, passeios de finais de semana e dependendo do destino, como Roma, Florença, Miami e Orlando, são oferecidos uma semana de tour. Chama atenção um dos idiomas procurados: coreano.

Um dos destinos mais procurados é San Diego, nos Estados Unidos. O pacote com quatro semanas de curso, acomodação no campus em quarto compartilhado, taxa de matrícula e refeições, além dos passeios e translados, sai a partir de 15.560 reais (cotação dia 21/02).

STB

Dentre as mais variadas possibilidades de pacotes, um programa chama atenção pelo custo-benefício: o de viagem que une curso com trabalho. Segundo a empresa, estes não são os mais baratos, no entanto, são os que rendem a experiência mais completa e com chances de ganhar um dinheirinho extra que pode ajudar a cobrir os custos da viagem. Importante: eles lembram que os trabalhos (que o aluno deve procurar por conta própria) são normalmente em áreas de manutenção e atendimento.

IRLANDA

Na escola Atlas Dublin: 25 semanas (vinte aulas por semana), começam a partir de 13.032, 52 reais (cotação do euro no dia 20/02). O valor inclui taxa de material, matrícula, taxa de exame e é possível parcelar. Há também possibilidade de descontos.

AUSTRALIA

Na Kaplan Melbourne: 14 semanas de curso intensivo (28 horas por semana) tem valores a partir de 13.980 reais (cotação do dólar australiano no dia 20/02), que inclui o curso, material e taxas de matrícula. Há condições de parcelamento.

CANADÁ

Para faculdade: na Okanagan College, os valores começam a partir de 38.527,57 reais (cotação feita no dia 20/02), para um ano. O preço inclui o curso e as taxas da escola.

Para os cursos de nível superior: na LaSalle Montreal, os valores começam a partir de 38.752,41 reais, pelo curso e taxas para um ano.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s