Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Estação Faria Lima ganha mostra de fotos de festas populares

Série, realizada pela fotógrafa Andréa Goldschimidt, fica em cartaz até janeiro

Por Tatiane de Assis Atualizado em 7 dez 2017, 18h10 - Publicado em 7 dez 2017, 17h17
Festa Boi Bumbá em Parintins (AM) Andrea Goldschmidt

 

Até 7 de janeiro, a estação de metrô Faria Lima vai deixar de ser somente um lugar de passagem. A área próxima das catracas na entrada abriga a exposição Festas Populares Brasileiras, com uma série homônima produzida pela fotógrafa Andrea Goldschmidt.

O conjunto selecionado conta com vinte imagens de festividades nas cinco regiões do país. Há celebrações alemãs, japonesas, católicas e do candomblé. “A seleção representa a variedade do conjunto e está organizada por mês”, conta a artista.

O interesse de Goldschmidt por festas populares remete a uma viagem que fez para cidade Cusco, no Peru, em abril de 2014. Durantes os festejos da Semana Santa, ela conheceu um profissional peruano que se dedicava a registrar às festas populares de seu país. Ela achou a proposta interessante e decidiu fazer o mesmo.

“A minha motivação maior era, no entanto, conhecer melhor meu país. Sentia que não conhecia o lugar onde morava”, conta. Ela começou a fazer as fotos em 2014, quando registrou três festas em São Paulo: Corpus Christi em Matão, Padroeira do Brasil em Aparecida do Norte e Festa de Iemanjá na Praia Grande.

A partir de 2015, com a agenda mais livre, o ritmo se intensificou e ela percorreu o Brasil. Desde então, já visitou trinta cidades. A ideia é continuar o projeto e conhecer mais lugares e celebrações.

Festas PopulareBrasileiras tem entrada gratuita. Depois da Faria Lima, a série segue para as estações Paulista (8 de janeiro a 31 de janeiro de 2018) e Fradique Coutinho (01 de fevereiro a 28 de fevereiro de 2018).

Continua após a publicidade
Publicidade