Estação Faria Lima ganha mostra de fotos de festas populares

Série, realizada pela fotógrafa Andréa Goldschimidt, fica em cartaz até janeiro

Festa Boi Bumbá em Parintins (AM)

Festa Boi Bumbá em Parintins (AM) (Andrea Goldschmidt/)

 

Até 7 de janeiro, a estação de metrô Faria Lima vai deixar de ser somente um lugar de passagem. A área próxima das catracas na entrada abriga a exposição Festas Populares Brasileiras, com uma série homônima produzida pela fotógrafa Andrea Goldschmidt.

O conjunto selecionado conta com vinte imagens de festividades nas cinco regiões do país. Há celebrações alemãs, japonesas, católicas e do candomblé. “A seleção representa a variedade do conjunto e está organizada por mês”, conta a artista.

O interesse de Goldschmidt por festas populares remete a uma viagem que fez para cidade Cusco, no Peru, em abril de 2014. Durantes os festejos da Semana Santa, ela conheceu um profissional peruano que se dedicava a registrar às festas populares de seu país. Ela achou a proposta interessante e decidiu fazer o mesmo.

“A minha motivação maior era, no entanto, conhecer melhor meu país. Sentia que não conhecia o lugar onde morava”, conta. Ela começou a fazer as fotos em 2014, quando registrou três festas em São Paulo: Corpus Christi em Matão, Padroeira do Brasil em Aparecida do Norte e Festa de Iemanjá na Praia Grande.

A partir de 2015, com a agenda mais livre, o ritmo se intensificou e ela percorreu o Brasil. Desde então, já visitou trinta cidades. A ideia é continuar o projeto e conhecer mais lugares e celebrações.

Festas PopulareBrasileiras tem entrada gratuita. Depois da Faria Lima, a série segue para as estações Paulista (8 de janeiro a 31 de janeiro de 2018) e Fradique Coutinho (01 de fevereiro a 28 de fevereiro de 2018).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s